TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANEMIA E DEFICIÊNCIA DE FERRO EM GRAVIDEZ E ADOLESCENTES

Projeto de pesquisa: ANEMIA E DEFICIÊNCIA DE FERRO EM GRAVIDEZ E ADOLESCENTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

ANEMIA E DEFICIÊNCIA DE FERRO EM GESTANTES E ADOLESCENTES

Elizabeth Fujimori

Daniela Laurenti

Luz Marina Nunez de Cassana

Ida Maria Vianna de Oliveira

Sophia Cornbluth Szarfarc

Introdução

Do ponto de vista nutricional, se a gravidez ocorre na adolescência, há necessidade aumentada pela demanda do crescimento de um organismo jovem e soma-se àquela relacionada ao processo gestacional, fatores que combinados aumentam de forma substancial o risco da instalação de deficiências nutricionais, com sérias conseqüências, principalmente nas classes sociais menos favorecidas, cujo consumo de alimentos, na maioria das vezes, é inadequado, entre as deficiências nutricionais presentes nesta etapa a que mais se destaca é a anemia ferropriva, esta que é prejudicial tanto para a gestante quanto para a concepto.

Objetivos

Caracterizar o estado nutricional de ferro de gestantes adolescentes, e também com o intuito de fornecer subsidios a prestação de assistência pré-natal aos programas de combate a anemia gestacional.

Metodologia

Este estudo incluiu uma amostra de 79 gestantes adolescentes, com idade inferior a 20 anos, que iniciaram o acompanhamento pré-natal, em um dos 14 Postos de Saúde da Fundação de Assistência à Infância de Santo André (FAISA), até a 20a semana gestacional. Para caracterizar o estado nutricional de ferro, as gestantes foram agrupadas por trimestre gestacional, conformesugerido por Johnson et al. (1986), que consideram 1 a 13 semanas gestacionais como primeirotrimestre, 14 a 27 semanas como segundo e 28 semanas e mais como terceiro trimestre gestacional. A prática alimentar foi levantada, utilizando-se uma listagem de alimentos, os quais deveriam ser checados se consumidos ou não no dia anterior à consulta. Sua caracterização foi feita por meio de distribuição da freqüência dos alimentos consumidos, segundo grupos de alimentos.

Desenvolvimento

As características gerais das gestantes estudadas, indicam que as adolescentes tinham em média 18,0 ± 1,4 anos e pertenciam a famílias cujo chefe tinha em média 5,5 ± 2,7 anos de estudo. Há que se salientar que 42,9% das famílias das adolescentes tinham rendimentos inferiores a um salário mínimo, 96,2% já haviam interrompido os estudos e 75% viviam com companheiro.

Os valores médios dos parâmetros laboratoriais que caracterizam o estado nutricional de ferro das gestantes adolescentes foram analisados segundo o trimestre gestacional, embora todas as adolescentes selecionadas tivessem com 20 semanas ou menos de gestação (Tabela 4). Observa-se que as médias de todos os parâmetros determinados foram menores no segundo trimestre, porém apenas os valores da concentração de hemoglobina diferiram significativamente (p.<.0,05).

Verifica-se que a anemia afetava 13,9% do total das gestantes estudadas, sendo sua ocorrência maior no grupo com 14 semanas ou mais, onde a anemia atingia 18,9% das adolescentes. A proporção de gestantes ferro-depletadas, detectada através da ferritina sérica foi maior no primeiro trimestre. Apesar dessa tendência, a diferença não foi estatiticamente significante para nenhum dos parâmetros.

Considerações finais

O desequilíbrio entre ingestão e necessidade de ferro durante o período gestacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com