TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIDA Sintomas e sinais

Seminário: SIDA Sintomas e sinais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  Seminário  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

A AIDS é uma doença causada por um vírus do grupo retrovírus (vírus com RNA e que se utiliza do seu ácido nucléico como modelo para a síntese de DNA) denominada HIV.

Esta doença destrói parte do sistema imunológico do corpo e, em conseqüência, suas vítimas se tornam incapazes de se defenderem de outros agentes etiológicos oportunistas, como certos tipos de vírus e certas espécies de bactérias, protozoários e fungos que normalmente seriam benignos ou teriam eliminação rápida em indivíduos até então sadios.

Contágio

A transmissão do vírus HIV ocorre nas relações sexuais (homo ou heterossexuais) através do sêmen ou do fluido vaginal de portadores. pelo uso de seringas ou material cirúrgico contaminado pelo vírus ou de seringas contaminadas em usuários de drogas, nas transfusões sangüíneas contaminadas pelo HIV; de mãe contaminada para filho na vida intra-uterina ou na amamentação. Quando o vírus HIV é transmitido, ataca principalmente as células chamadas linfócitos T e os macrófagos, porque estas células do sistema imunitário possuem na membrana plasmática um tipo de proteína chamada CD4 com a qual as moléculas protéicas do revestimento viral têm grande afinidade.

Sintomas e Sinais

Como a AIDS é conseqüência de um processo de imunodeficiência, a designação síndrome é usada caracterizando um conjunto de infecções oportunistas. São vários estágios, desde o contato com o vírus, usualmente assintomático e que pode levar de várias semanas até mais de 1 ano. Nas fases seguintes surgem febre, fadiga, inchaço dos glândios linfáticos, queda no número dos linfócitos T, cujo número normal é de mais de 400 por mm³ para menos de 200 por mm³, começando a desenvolver infecções virais, como Herpes simplex, produzindo lesões na pele em volta do ânus, boca e região genital.

Complicações

Num estágio mais avançado, vários anos após o contato com o vírus HIV e que pode durar, em média, 2 anos, os linfócitos T caem para menos de 100 por mm³ quando surgem diversas infecções oportunistas que levam a pessoa à morte.

Tratamento e Prevenção

Até o momento não se conseguiu produzir vacina contra o vírus do HIV, pois o material genético apresenta constante mutação e, ao se produzirem anticorpos para dar-lhe combate, ficam sem ação diante de transformações que o vírus sofre devido ao processo mutagênico. Portanto não existe cura, mas o tratamento através de drogas ou inibidores de enzimas importantes para que o ciclo viral ocorra, pode minorar o sofrimento e mesmo prolongar a vida do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com