TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A identificação dos sinais e sintomas de ansiedade e depressão dos idosos cadastrados no projeto melhor idade de cidade ocidental-go

Por:   •  25/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  11.262 Palavras (46 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 46

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO OESTE

UNIDESC

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

RAFAELA ROSA DE OLIVEIRA

VERÔNICA RODRIGUES BRAGA

IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO DOS IDOSOS CADASTRADOS NO PROJETO MELHOR IDADE DE CIDADE OCIDENTAL-GO

LUZIÂNIA

2015

RAFAELA ROSA DE OLIVEIRA

VERÔNICA RODRIGUES BRAGA

IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO DOS IDOSOS CADASTRADOS NO PROJETO MELHOR IDADE DE CIDADE OCIDENTAL-GO

Monografia apresentadaao UNIDESC, como parte dos requisitos para aprovação no curso de enfermagem.

Orientador (a): Profª. Priscila Da Conceição Quaresma

Co-orientação Metodológica: Profª. Ana Carolina Cintra Faria

Luziânia

2015

RAFAELA ROSA DE OLIVEIRA[pic 2]

VERÔNICA RODRIGUES BRAGA

IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO DOS IDOSOS CADASTRADOS NO PROJETO MELHOR IDADE DE CIDADE OCIDENTAL-GO

Monografia apresentada ao UNIDESC, como parte dos requisitos para aprovação no curso de enfermagem. Sob orientação da Prof.ªPriscila da Conceição Quaresma.

Nota: _________________________

Luziânia/GO      29/06/2015

Priscila Da Conceição Quaresma

Orientador (a):

Ana Carolina Cintra Faria

Co-orientador (a):

         Cristiano Drumond Ribeiro

Examinador Interno (a):


[pic 3]

Este trabalho é dedicado:

Aos nossos pais, amigos e namorados, que acreditaram eauxiliaram nesta caminhada, para que este sonho se tornasse realidade. Sem vocês teria sido bem mais dificil.

Reflexão: “Esperei confiantemente no senhor, e ele atendeu os desejos do meu coração”.

(Salmos 40.1)


Agradecimento[pic 4]

Agradecemos primeiramente ao nosso Deus, pela oportunidade, o auxilio e por sempre ter segurado em nossas mãos e nos ajudado nesta caminhada repleta de grandes desafios e maiores vitorias.

Aos nossos pais por todo amor, paciência, carinho e suporte além das palavras de força e credibilidade.

Aos nossos namorados e amigos, por todo estimulo, apoio e paciência nesses 6 meses de momentos bons e ruins.

À professora Priscila Quaresma, por todo auxilio, paciência e dedicação em ajudar a chegamos nesta fase final de conquista, por dividir seu conhecimentoe atenção em nos fazer profissionais diferenciadas, num meio de trabalho tão comum.

Também a professora Priscilla Marta, nossa professora de estagio que em todas as oportunidades possíveis nos auxiliou.

A dona Auxiliadora que por propósito de Deus atravessou nosso caminho e nos ajudou com toda nossa pesquisa de campo, e aos idosos que aceitaram participar desta pesquisa e contribuíram para este grande e satisfatórioresultado.

Agradecemos a todos que nos ajudaram de forma direta eu indireta nesta grande conquista.


[pic 5]

“Somos aquilo que fazemos repetidas vezes.Portanto, a excelência não é fruto de um feito, mas sim de um hábito.”

                (Aristóteles)


Resumo[pic 6]

A terceira idade vem crescendo nos últimos anos e com ela tambémvêm as consequências desta fase, ou seja, as inúmeras mudanças e diversas alterações neuropsicológicas. O objetivo e indentificar os sinais e sintomas de ansiedade e depressão, e o perfil quanto aos aspectos sócio demográficos, dos idosos cadastrados no projeto “Melhor idade de Cidade Ocidental-GO”, descrevendo a importância do processo de envelhecimento saudável, através da Identificação dos sinais e sintomas de ansiedade e depressão dos idosos por meio da Escala de Ansiedade e Depressão (HADS). Descrevendo o papel da enfermagem para a promoção da qualidade de vida dos idosos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. O estudo foi realizado na Cidade Ocidental-GO,com cerca de 38 idosos dos200 que participam do projeto “Melhor Idade” com idades entre 60 e 89 anos.Estudos obtidos atraves de coletas de dados, por meio de escalas e questionarios socio demograficos. O resultado sugere as atribuiçõe na assitencia de enfermagemem relação às ações necessarias para se ter uma qualidade de vida adequada na terceira idade.

Palavras-chave: Terceira Idade. Ansiedade. Depressão. Assistência de Enfermagem. Qualidade de Vida.


Abstract

The elderly Has Been growing in recent years and with it come the of this phase, I e the Numerous changes and several neuropsychological disorders. The goal was to indentify the signs and Symptoms of anxiety and depression, and profile the socio demographics, the elderly enrolled in the project "Best Western age-Go City", describing the importance of healthy aging process through identification signs and Symptoms of anxiety and depression of the elderly through the Anxiety and Depression Scale (HADS). Specifically, it sought to describe the role of nursing to promote quality of life for seniors. The methodology used was the case study. The study was Conducted in Western-GO City, with about 53 of the 200 elderly participating in the project "Golden Age" aged 50 and 89 years. Study obtained through data collection, using scales and socio Questionnaires demographic. The result Suggests the powersthe assistance of nursing Regarding Necessary actions to have an adequate quality of life in old age.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.9 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com