TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinais e sintomas de bronquite

Pesquisas Acadêmicas: Sinais e sintomas de bronquite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 7

Bronquite

Definição - Bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos.

Sinais e sintomas - Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Na bronquite aguda, ela pode ser seca ou produtiva. Na crônica, é sempre produtiva e a expectoração clara no início, pode tornar-se amarelada e espessa com a evolução da enfermidade. Falta de ar e chiado são outros sintomas da bronquite crônica.

Tratamento - A bronquite aguda é uma doença autolimitada, que dura no máximo dez, quinze dias. Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus. Boa hidratação, uso de vaporizadores, de analgésicos, de descongestionantes e evitar a exposição aos fatores de risco são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises. A medida mais importante no tratamento da bronquite crônica é parar de fumar. Também é importante não permanecer em ambientes em que haja pessoas fumando. Medicamentos broncodilatadores, antibióticos, mucolíticos e anti-inflamatórios só devem ser utilizados sob orientação médica depois de uma avaliação criteriosa.Portadores da bronquite crônica devem ser vacinados contra a gripe e contra a pneumonia.

Profilaxia - Na bronquite crônica, é importante a vacinação anual contra o vírus causador da gripe, uma vez que esta pode piorar a doença. Com este mesmo objetivo, é indicado também o uso da vacina contra o pneumococo que é a principal bactéria causadora de infecções respiratórias, entre elas a pneumonia , e é claro, a própria bronquite crônica. A vacinação deve ser feita uma única vez e, em casos específicos, pode ser repetida depois de cinco anos.

Tabaco

Uma das principais medidas preventivas a serem tomadas é não fumar. O médico pode oferecer ao seu paciente auxílio neste sentido, podendo indicar medicações auxiliares. A reposição de nicotina por gomas, adesivos ou outros recursos podem ser utilizados.

Também pode ser indicado o uso de bupropiona, um medicamento que tem o efeito de diminuir os sintomas de abstinência ao fumo.

Cuidados em enfermagem- Melhorar a limpeza da via aérea; Melhorar o padrão respiratório; Controlar a infecção; Melhorar a troca gasosa; Melhorar a nutrição;Aumentar a Tolerância à Atividade; Melhorar o Padrão de Sono; Melhorar a Superação.

ASMA

Definição - A asma é uma doença inflamatória crônica dos brônquios, caracterizada por uma hiperresponsividade das vias aérias inferiores e por limitações do fluxo respiratório, que levam a  crises de  dispnéia ou crises de asma (dificuldade respiratória) sibilantes, causadas por uma contração brutal dos músculos que comandam a abertura e o fechamento dos brônquios, os quais se associam a um edema e uma hipersecreção das mucosas das vias aéreas.

Sinais e Sintomas - Uma das principais características da asma são sintomas recorrentes, ou seja, os sintomas não estão presentes o tempo todo. Os sintomas de asma aparecem em diferentes circunstâncias e intensidades e em geral, estão relacionados com mudanças de temperatura, contatos com substâncias irritantes, alérgenos, poeira, ou são desencadeados por exercícios físicos ou estresse.

Os principais sinais e sintomas da asma são:

Falta de ar; tosse seca persistente - principalmente à noite; Sibilância (chiado no peito);

Respiração mais rápida do que o normal; Cansaço físico;Sensação de aperto ou dor no peito.

Tratamento - Para se tratar a asma, a pessoa deve ter certos cuidados com o ambiente, principalmente na sua casa e no trabalho, além de usar medicações e manter consultas médicas regulares. Técnicas fisioterapêuticas se mostram bastante eficientes. Os medicamentos podem ser divididos em duas classes: de alívio e de manutenção .

Profilaxia - CONTROLE DA POEIRA E DOS ÁCAROS 

          - Quarto de dormir arejado e ensolarado, sem tapetes, carpetes ou objetos que juntem pó. Cortinas leves e lavadas freqüentemente. 

          - O piso de toda a casa deve ser de material sintético ou de madeira. Não sendo possível retirar o carpete, coloque material de proteção. 

          - Colchões, travesseiros e almofadas recobertos com plástico. A cama deve estar afastada da parede. Coloque livros e objetos em armários fechados. 

          - Limpeza da casa com pano úmido(principalmente os cantos do quarto, beiradas e estrados da cama). Evite produtos de limpeza com cheiro ativo, preferindo álcool. 

          - Evite roupas e cobertores de lã ou com pêlos. Lavar os cobertores em água quente a cada duas semanas. Agasalhos recomendados: malha, moleton, nylon ou couro. 

          - Evite permanecer em cômodos úmidos, fechados, lidar com papeis, roupas e objetos guardados por muito tempo. 

          - Evite animais de pêlo ou pena dentro de casa. Caso você possua animais, mantenha-os limpos, impedindo acesso aos quartos, camas ou sofá. 

         - Não fume nem permita que fumem perto de você ou de seu filho. 

          - Os gelados, sorvetes e chocolates, são permitidos livremente.

Cuidados em enfermagem - Manter paciente em repouso na fase crítica, colocá-lo em posição de Fowler, orientar para respiração diafragmática com atividade, manter vias aéreas superiores pérvias, evitar esforços desnecessários nas crises, administrar oxigenoterapia e medicação seguindo prescrição, orientações quanto o evitar o tabagismo, a fumaça, poeira, uso de roupas de lã, convívio com animais domésticos. Concluímos, portanto, que essas intervenções possibilitam melhoras significativas no quadro clínico do paciente, sendo necessário o conhecimento teórico prévio, por parte do enfermeiro, para assim implementar uma assistência efetiva e qualificada.

GNDA

Definição - Glomerulonefrite difusa aguda é um processo inflamatório de origem imunológica que acomete todos os glomérulos de ambos os rins e cuja expressão clínica é a de uma síndrome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com