TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser A Questão Do Saber

Trabalho Universitário: Ser A Questão Do Saber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Tornando assim o conhecimento uma busca incessante para trazer a verdadeira forma da resposta, não somente de forma dogmática, mas com um pouco de ceticismo adotando medidas para que o conhecimento se torne o mais verdadeiro possível.

Questão 2 (3,0 pontos)

Em ambos os textos mostra as diferentes formas de pensamento critico humano, levando a tona as diferentes formas de expressão que os autores tiveram, levando a época em que foram escritos isso é correto afirmar, que eles possuíam uma visão comum, mas se expressavam de maneiras diferentes. Tem um grande aspecto da fenomenologia isto mostra que ela esta presente em nosso cotidiano desde que o ser humano buscou aprender, a buscar a trazer se questionar o porque das diferentes formas, dos fatos, do movimento.

Questão 3 (4,0 pontos)

Você sabe o que é ceticismo? E dogmatismo? Ceticismo é uma posição filosófica a qual afirma que é impossível o conhecimento, seja como juízo de valor ou como conclusão. O dogmatismo, ao contrário, considera certos conhecimentos como certezas e verdades absolutas e indubitáveis. Comparando as duas posições, perceba que elas têm algo em comum: a visão imobilista do mundo. Enquanto o dogmático atinge uma certeza e nela permanece, o cético afirma que não é possível alcançá-la. A Filosofia é movimento, pois o mundo é movimento: a tese (o conhecimento que está posto) e a antítese (a negação do conhecimento que está posto) serão superadas pela síntese (um novo conhecimento), a qual, por sua vez, será nova tese, e assim por diante. Assim como a Filosofia, a busca do conhecimento é a procura da verdade, não a sua posse. Buscar o conhecimento é estar a caminho. A atitude de busca está na raiz do conhecimento e é o caminho para alcançá-lo, sem jamais ter a pretensão de possuí-lo.

Com base no texto supra, estabeleça as principais diferenças entre as concepções de Parmênides e Heráclito sobre o conhecimento, considerando o ceticismo e o dogmatismo como caminhos a serem evitados e a atitude de busca pelo conhecimento como desejável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com