TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serpentes

Projeto de pesquisa: Serpentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

Ophidia (Serpente)

1. Metabolismo

São animais ectotérmicos, ou animais de sangue frio, são incapazes de manter sua temperatura interna, assim depende das temperaturas interna, assim depende das temperaturas ambientais. Os pítons aumentam sua temperatura por processos metabólicos, ou seja, através de concentrações musculares. São dependentes do acesso da ZONA DE TEMPERATURA OTIMA PREFERIDA, esta é uma escala de temperatura, onde o animal realiza todas as suas funções metabólicas. Essa escala é mantida pelo processo de termorregulação comportamental, onde eles regulam sua temperatura de acordo com a sua necessidade.

2. Tegumento

Sua pele é queratinizada, com três camadas, o espaço subcutâneo, que é limitado, com pele inelástica e com difícil aplicação de medicamentos; a derme, que contem tecido conjuntivo denso, vascularizado, com vasos linfáticos, nervos e cromatóforos (células com pigmentação); e a epiderme, com estruturas exclusivas, como cristas, hastes e espinhas. Esses animais em vez de pálpebras, apresentam escamas modificadas que cobrem os olhos, chamadas de pálpebras fundidas, com escama clara e úmida.

3. Ecdise

É a troca de pele, ocorre a medida que a serpente cresce ou em resposta à lesão da pele e está sob o controle da glândula tireoide. O ciclo começa pela replicação celular na epiderme, depois é libera ocorre a secreção de linfa, em resposta ocorre o desbotamento da coloração da pele e as pálpebras ficam opacas.

4. Visão

Por não possuir palpebras verdadeiras, elas não possuem a membrana nictitante e a pálpebra fundidade serve como proteção do olho. Possuem apenas a glândula harderiana que produz secreção que forma as lagrimas “falsas”.

5. Sistema circulatório

O coração se encontra na junção do primeiro e segundo terço do compartimento corpóreo, é móvel dentro da cavidade celomática e facilita a ingestão de presas grandes. Possuem três compartimentos: o cavum venosum, que tem a função de fazer a circulação sistêmica e contem arcos aórticos; o cavum artiosum, onde recebe sangue das veias pulmonares e mandam sangue oxigenado para a cavum venosum; e a cavum pulmonale, onde recebe sangue do átrio direito e faz a circulação pulmonar. A auscultação é possível, mas dificultosa, devido a baixa amplitude dos sons prodizdos pelo coração, com isso deve ser colocado a toalha e ajuda a diminuir o barulho.

6. Sistema respiratório

A glote localiza-se na cavidade oral, atrás da língua, móvel e a abertura só ocorre na respiração. Na glote tem uma quilha, onde ajuda no aumento de volume da vocalização. O pulmão é unicameral, onde os tecidos estão envolvidos na troca gasosa e os favéolos tem aparência de favo de mel e tem a função de troca gasosa.

7. Audição

Esses animais não possuem ouvido externo, médio e nem tímpano. São “surdas”, mas sentem vibrações, e o osso columela que une a mandíbula a caixa craniana, se a columela vibrar, a serpente percebe o som.

8. Sistema digestório

São animais extremamente carnívoros, sua língua é bifurcada e atua como sistema de detecção de partículas para o órgão vomeronasal, onde este é um órgão olfativo que permite a detecção de partículas, fazendo o animal seguir rastros de odor. Como: a serpente começa a estirar a língua para fora da cavidade bucal, esticada ao máximo a língua capta os odores do ambiente e quando puxa a língua para dentro leva esses odores para o órgão de Jacobson. Os dentes das serpentes são pleurodonte, onde aderem ao periósteo mandibular e maxilar.

9. Sistema urinário

Os rins são lobulados e parecem uma pilha de moedas desgastadas. Não possuem bexiga. Expelem a urina, branca e cristalina, junto com as fezes, pela cloaca. A urina é pastosa, para que a serpente se mantenha hidratada, e tem grande concentração de ácido úrico.

10. Sexagem

A sexagem é feita pela contagem de escamas, com a ajuda de um espectro é introduzido na cloaca do animal, se for fêmea a contagem é de 4 a 5 escamas e se for macho a contagem é de 13 a 14 escamas, ou pode puxar o hemipênis para fora.

11. Sistema reprodutor

Os machos possuem estruturas pareadas, denominadas hemipênis, podem ser evertidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com