TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serpentes Mais Venenosas Do Mundo

Monografias: Serpentes Mais Venenosas Do Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 7

Lista das cobras mais venenosas do mundo

Abaixo segue uma lista das cobras mais venenosas e cujo os ataques são mais frequentes no mundo.

Cascavel

Cobras Venenosas - CascávelCascavéis são um grupo de cobras venenosas dos generos Crotalus e Sistrurus, todas as espécies cascavéis possuem um conjunto de presas com as quais elas injetam grandes quantidades de veneno neurotóxico. O veneno também viaja através da corrente sanguínea, destruindo tecidos e causando inchaço, hemorragias e dor intensa. Algumas espécies, como por exemplo a Cascavel Tiger e a Cascavel Mojave, adicionalmente possuem um componente neurotóxico em seu veneno que causa paralisia do sintoma nervoso.

Picadas de Cascavel são a principal causa de lesões de cobras venenosas nas Américas especialmente os indivíduos jovens que inoculam uma maior quantidade de veneno, pois ainda não possuem pleno controle da mordida. Não obstante, cascavéis raramente mordem a menos que provocadas ou ameaçadas, e, se a mordida for tratada de maneira rápida, raramente leva a morte.

Cobra-da-morte

Cobra da Morte - Cobras mais venenosas do mundoAcanthophis é um gênero de cobras elapid. Comumente chamadas cobras-da-morte, eles são nativas da Austrália, Nova Guiné e ilhas próximas, e estão entre as cobras mais venenosas do mundo.

Ao contrário da maioria das serpentes, cobras-da-morte não são ativas na caça, mas sim na emboscada. Quando estão com fome, se enterram em substrato. Isto pode ser serragem, solo ou areia, dependendo do seu ambiente. A única parte que expõem é a sua cabeça e cauda, de modo geral muito bem camufladas. A ponta da cauda é usada para atrair um pássaro ou mamífero desavisado só então é que aAcanthophis se move, atacando com a bote mais rápido do qualquer outra cobra do mundo. A cobra-da-morte pode ir de uma posição de ataque, ao ataque, envenenamento da presa, e de volta à posição de ataque novamente, em menos que 0,15 segundos.

O ataque e veneno da cobra-da-morte

Elas podem injetar em média 40-100 mg de veneno altamente tóxico com uma mordida. A DL50 do veneno foi relatado como 0,4-0,5 mg / kg por via subcutânea.

Seu veneno é neurotóxico e pode levar a morte em aproximadamente 6 horas, por paralisia respiratória. Os sintomas geralmente atingem o pico entre 24 e 48 horas depois da picada. Soro geralmente é bem efetivo no tratamento. Antes do antiveneno ser introduzido, relata-se na literatura que cerca de 50% das mordidas eram fatais. Mortes são muito mais raras hoje em dia como o antiveneno é amplamente disponível e a progressão dos sintomas do envenenamento é lenta.

Víboras

Viboras - Cobras mais venenosas do mundoVíboras são uma família de cobras venenosas ( Viperidae ) encontradas em todo o mundo, exceto na Antártida, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Madagascar, Hawaii, várias outras ilhas isoladas, e ao norte do Círculo Ártico. Todos têm, presas articuladas relativamente longas que permitem a penetração profunda e injeção de veneno. Quatro subfamílias são reconhecidas atualmente.

O veneno das Víboras

Venenos viperídeo normalmente contêm uma abundância de enzimas de degradação de proteínas, chamadas proteases, que produzem sintomas como dor, inchaço local forte e necrose, perda de sangue e dano cardiovascular complicado por coagulopatia e interrupção do sistema de coagulação do sangue. A morte geralmente é causada pelo colapso da pressão arterial.

Veneno proteolítico é também de duplo propósito: em primeiro lugar, ele é usado para a defesa e para imobilizar a presa, como com venenos neurotóxicos, em segundo lugar, muitas das enzimas do veneno têm uma função digestiva, quebrando moléculas de presas, tais como lipídios, ácidos nucleicos e proteínas. Esta é uma adaptação importante, pois muitas víboras têm sistemas digestivos ineficientes.

Naja

Naja - Cobra venenosaNaja é um gênero de cobras venenosas da família Elapidae, consiste de 20-22 espécies, mas passou por várias revisões taxonômicas nos últimos anos, de modo que as fontes variam muito.

O Veneno das Najas

Todas as espécies do gênero Naja são capazes de entregar uma mordida fatal para um ser humano. A maioria das espécies tem veneno neurotóxico muito forte que causa uma rápida paralisia, mas muitos também têm características citotóxicas que provocam o inchaço e necrose, e têm um significativo efeito anticoagulante. Alguns também têm componentes cardiotóxicos.

Várias espécies Naja, conhecidas possuem mecanismo que lhes permite ejetar seu veneno a uma distância considerável, as najas usam isso como mecanismo de defesa. O alcance e precisão varia bastante de espécie para espécie, uma vez que o veneno é pulverizado sobre a pele da vítima, causa uma severa irritação na região repelindo um potencial inimigo. Se o veneno atingir o olho pode causa uma sensação de queimação intensa e cegueira temporária ou mesmo permanente se não for limpo imediatamente e por completo.

Ao contrário da crença popular, a cobra das Filipinas (N. philippinensis) não é a espécie de Naja mais venenosa. A cobra Caspian (N. Oxiana) da Ásia Central produz um veneno mais tóxico. A DL50 subcutânea média dela em camundongos é de 0,18 mg / kg porém numa variação entre 0,1 e 0,24 mg/kg, enquanto a N. Philippinensis tem uma LD50 de 0,2 mg / kg. O menor valor relatado para N. philippinensis é de 0,14 mg / kg.

Serpente-tigre

Serpente-tigre - Cobras venenosasSerpentes do tigre são cobras venenosas encontradas em regiões do sul da Austrália, incluindo as ilhas costeiras e Tasmânia. Possuem neurotoxinas muito potentes, coagulantes, hemoliticas e miotoxinas. Os sintomas de uma mordida incluem dor localizada no pé e na região do pescoço, formigamento, dormência e sudorese, seguidos por um razoavelmente rápido início de dificuldades respiratórias e paralisia. Num estudo, a taxa de mortalidade não tratada a partir dos seus mordidas é relatada como sendo entre 40 e 60%.

O tratamento é o mesmo para todas as serpentes venenosas australianas. O método de imobilização de pressão é utilizado para inibir o fluxo de veneno por meio do sistema linfático. O membro afetado é então imobilizado com uma tala. A Identificação do veneno é possível se os vestígios ficam perto da ferida. Identificar a cobra não é necessário se a mordida ocorrer na Tasmânia, como o mesmo antiveneno é usado para tratar picadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com