TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sifilis

Artigo: Sifilis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Artigo  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É SIFILIS?

Sífilis ou lues (do latim praga) é uma doença infecciosa causada por uma bactéria Treponema pallidum, cuja transmissão, na maioria dos casos é por via sexual, porém pode ser transmitida de outras formas.

FORMAS DE CONTÁGIO

É transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas com alguém infectado (sífilis adquirida). O contato com as lesões contagiantes (cancro duro e lesões secundárias) pelos órgãos genitais é responsável por 95% dos casos de sífilis. Outras formas de transmissão da doença são as transfusões de sangue contaminado ou da mãe infectada para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita).

TIPOS:

1) Sífilis primária;

2) Sífilis secundária;

3) Sífilis terciária;

4) Sífilis congênita.

SIFILIS PRIMÁRIA

Surgem pequenas feridas nos órgãos genitais (cancros duro), não apresentando ardor, coceira, dor ou pus, que desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes.

SIFILIS SECUNDÁRIA

Após um período de latência que pode durar de seis a oito semanas, a doença entrará novamente em atividade, ocorrendo manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

SIFILIS TERCIÁRIA

A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como o comprometimento do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular com inflamação da aorta, lesões na pele e nos ossos.

SIFILIS CONGÊNITA

É a transmissão da doença de mãe para filho. Pode causar má formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Se o bebê tiver sífilis congênita, necessita ficar internado para tratamento por 10 dias.

DIAGNÓSTICO

Nas fases iniciais, o diagnóstico pode ser confirmado pelo reconhecimento da bactéria no exame de sangue ou nas amostras de material retiradas das lesões. Na fase avançada, é necessário pedir um exame de líquor para verificar se o sistema nervoso não foi afetado.

TRATAMENTO

O tratamento é feito com antibióticos, especialmente penicilina. Deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais.

PREVENÇÃO

O melhor método de prevenção é o uso de camisinha não só contra sífilis, mas contra vários outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com