TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Silica

Resenha: Silica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Resenha  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

A sílica é um material bastante duro encontrado na maior parte das rochas de areia. Contém em média de 60% em peso de toda costa terrestre sozinha ou com outros elementos. Varias matérias primas contém sílica em sua composição, como por exemplo a areia, o quartzo, o quartzito, o granito, a argila e o caule, sendo o quartzo a forma mais conhecida da sílica livre cristalizada, ela é a principal causadora da doença denominada silicose.

Mineração é uma atividade bastante perigosa, porque em quase todas as etapas da produção existe a emissão de poeira contendo sílica. Na construção civil o perigo maior esta nas operações de escavações de tuneis, poços e polimento de fachadas. Na indústria de cerâmica, o manuseio de matérias primas, a preparação de massas, rebarbação, furação, torneamento, esmerilhamento e lixamento são importantes fontes de poeira. Na metalurgia, fundição e siderurgia as operações mais arriscadas, são o corte, montagem e desmontagem de tijolos cerâmicos em fornos, montagem e desmontagem em areia, esmerilhamento, lixamento, polimento e jateamento abrasivo com areia. O processo de trabalho de jateamento utilizando a areia seca ou úmida como abrasivo esta proibido em todo o território nacional.

A silicose é uma doença causada pela inalação de poeiras minerais que contém quantidades variáveis de sílica e é uma doença de cunho eminentemente ocupacional.

O numero de trabalhadores potencialmente expostos à poeira de sílica no Brasil é alto e se concentra na indústria da construção, na mineração e garimpo e em indústrias de transformação. Como a silicose é em geral uma doença de desenvolvimento lento e pode progredir mesmo após o fim da exposição, boa parte dos casos só será diagnosticada anos após o trabalhador estar afastado da exposição. Poeiras minerais contendo sílica penetram nas vias respiratórias (inala e inflama).

A silicose é uma doença sem cura, mais pode ser perfeitamente evitada, para isso basta que sejam adotadas medidas preventivas nos locais de trabalho e que os trabalhadores sejam esclarecidos sobre a exposição à sílica. Conscientização do empresário (empregador) e a conscientização do trabalhador (empregado) é extremamente importante, porém lamentavelmente o nosso trabalhador não esta consciente ou ele não tem consciência dos riscos que ele corre.

Para resolver esse problema, existem maquinas e equipamentos que produzam e que já tragam na sua concepção soluções que combatam por exemplo, a emissão da poeira. Maquinas a úmido que são modernas, maquinas já nacional e que os fabricantes dessas maquinas também participem dessa ação, não como méro expectador mais sim como participantes efetivos.

No caso de marmoraria a adoção do processo a úmido nas operações de corte com serras mármores e acabamentos com lixadeiras, pode-se reduzir em até 97% as concentrações da poeira no ambiente em comparação com o processo a seco. O ministério do trabalho e emprego emitiu em 11 de março de 2008 a portaria de numero 43 que proíbe o processo de corte e acabamento de rochas ornamentais a seco. Os ambientes de trabalho em que possa haver poeira sílica, deverão ser sinalizados por cartazes, o protetor respiratório somente deve ser utilizado como ultima forma de proteção, enquanto as medidas coletivas estão sendo implantadas em diversas operações de manutenção e limpeza. Em operações em que o controle é duvidoso ou ineficiente, também por medida de segurança deve ser usado enquanto não se melhora o controle ambiental coletivo. O uso do protetor deve estar condicionado à implantação do programa de proteção respiratória recomendado pela Fundacentro.

Desde 2002 está sendo desenvolvido o programa nacional de eliminação da silicose no Brasil, em consonância com a proposta da organização mundial de saúde e da organização internacional do trabalho que no ano de 1995 lançaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com