TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Silica Ativa

Pesquisas Acadêmicas: Silica Ativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  2.978 Palavras (12 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE SALVADOR

ENGENHARIA CIVIL

SÍLICA ATIVA

FELIPPE GALLINDO

JARBAS GOMES

PAULA BETINA LOBO

ULISSES ANDRADE SOUSA

YURI SIMAS

FEIRA DE SANTANA

ABRIL DE 2014

SÍLICA ATIVA

Pesquisa relacionada à aplicação da sílica ativa na construção civil com vista à obtenção de nota, na disciplina de Materiais de Construção, ministrada pela Prof. Maria Elane, na turma do 5º semestre de Engenharia Civil da Universidade Salvador 2014.1.

FEIRA DE SANTANA

ABRIL 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................02

2. SÍLICA ATIVA ........................................................................................03

3. PROCESSO DE OBTENÇÃO.................................................................04

4. APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL.................................................06

5. VANTAGENS E DESVANTAGENS .......................................................07

6. CONCLUSÃO ........................................................................................08

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................09

1. INTRODUÇÃO

Dentre a gama de materiais disponíveis para uso em obras de engenharia civil, o concreto de cimento é o material que vem apresentando, com o tempo, um amplo crescimento em seu consumo. Comportamento mecânico satisfatório, facilidade de execução e adequação a formas variadas são algumas razões para o seu amplo uso, contudo a capacidade do concreto de resistir à ação da água sem deteriorização seria é a principal razão para o concreto ser o material mais usado nas construções. Pode-se afirmar que a utilização do concreto como material estrutural vem acompanhando significativamente a evolução da sociedade, que exige a cada dia um material de melhor qualidade. Buscando melhorar as propriedades do concreto, diversos produtos como aditivos e adições têm sido incorporados a esse elemento construtivo.

Até pouco tempo, as questões relativas à durabilidade do concreto armado eram timidamente consideradas, visto que os estudos relacionados ao desenvolvimento da tecnologia do concreto eram quase que totalmente voltados à obtenção de maiores resistências mecânicas. Contudo o aumento da incidência de um fenômeno patológico de suma importância para as construções: a corrosão de armaduras do concreto, bem como os elevados custos envolvidos na recuperação e manutenção das estruturas de concreto tem levado diversos pesquisadores a buscarem alternativas para melhorar a qualidade desse material. (vieira, 2003).

Nesse sentido, a utilização de adições pozolânicas como a sílica ativa vem sendo pesquisadas por vários estudiosos no assunto. Resultados mostram os efeitos benéficos às propriedades do concreto, melhorando seu comportamento mecânico e sua qualidade, no que se refere a baixa permeabilidade, o que leva, consequentemente, ao aumento da vida útil da estruturas. Sendo a sílica ativa um rejeito industrial, ela pode ser definida como um óxido subproduto oriundo da produção de ferro-sílicio e silício metálico. Por apresentar elevada finura e ser constituído de sílica amorfa, quando adicionada ao concreto reage rapidamente com o hidróxido de cálcio, produzido na hidratação do cimento. Isso leva a formação do silicato de cálcio hidratado adicional que age no refinamento da estrutura de poros e na densificação da matriz cimentante.

O aumento da qualidade do concreto pela adição da sílica ativa amorfa promove, dessa forma, a obtenção de estruturas com melhores desempenhos mecânicos e mais resistentes à ação de agentes agressivos. (PEREIRA NETO, 1994; VIEIRA, 2003). Vale ressaltar que a combinação de diferentes modos de ação da sílica ativa no concreto, efeito pozolânico (alta reatividade) e de preenchimento (refinamento de poros) resulta em microestruturas mais densas, aumentando a resistência à compressão do concreto e reduzindo a sua permeabilidade.

Assim sendo, a sílica ativa (ou microsilica) é uma das substancias químicas mais importantes quando queremos deixar o concreto mais resistente e durável. Resistências superiores a 100mpa são alcançadas usando essa substancia. Além de elevar a resistência do concreto, ela também protege o aço da corrosão. Devido a esses e mais fatores, a sílica ativa vem sendo muito usada em locais que requerem altas resistências estruturais, alta resistência à abrasão e em estruturas expostas a condições comprometedoras.

2. SÍLICA ATIVA

No estudo acadêmico realizado por ISAIA (1995), em concretos com adições pozolânicas, foi verificado que a adição de pozolanas conferiu maior refinamento dos poros e dos grãos dos produtos de hidratação, incrementou o tamponamento e tortuosidade dos poros capilares, conferindo menor porosidade aos concretos. Significando, em termos de durabilidade, que estes concretos com adições possuem alta resistência ao ataque por agentes externos com o ingresso de cloretos, proporcionando uma maior proteção contra a corrosão da armadura.

Como subproduto industrial da produção de silício metálico, ligas de ferro-silício ou outros produtos silicosos a partir do quartzo de elevada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com