TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marmoraria pó Silica

Dissertações: Marmoraria pó Silica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

Pó de Sílica

A exposição prolongada à forma cristalina da sílica induz a produção de quimíocinas, citocinas inflamatórias e fatores de crescimento. Estes mediadores têm-se revelado importantes para a iniciação e progressão de doenças pulmonares induzidas pela sílica, uma vez que intervêm no controlo da transcrição de mRNAs (Castranova, 2004). Além destes mediadores, a sílica cristalina poderá induzir toxicidade pela formação de espécies reativas de oxigénio diretamente na sua superfície ou durante a fagocitose. ROS assim produzidos criam um estado de stress oxidativo e parecem desencadear eventos de sinalização para NF-kB e AP-1 (fatores estes que também se encontram envolvidos no controlo da transcrição de mRNAs). O stresse oxidativo deste modo gerado tem sido proposto como o elemento chave na patogénese da silicose e na indução do cancro do pulmão pela sílica (Castranova, 2004).

O que é Silicose ?

Silicose é uma doença respiratória causada pela aspiração (inalação) de pó de sílica.

Sinônimos

fibrose massiva progressiva, silicoproteinose

Causas

A sílica é um cristal comum de ocorrência natural. É encontrada na maioria dos leitos de rocha e forma pó durante a mineração, escavação, construção de túneis e trabalho com minérios metálicos. A sílica é uma parte importante da areia, então as pessoas que trabalham com vidro e os jateadores de areia também estão expostos à sílica.

Existem três tipos de silicose:

Silicose crônica simples resulta da exposição por um longo período (mais de 20 anos) a pequenas quantidades de pó de sílica. O pó de sílica causa inchaço nos pulmões e nos linfonodos do peito. Essa doença pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades para respirar. Essa é a forma mais comum de silicose.

Silicose acelerada - ocorre após a exposição a maiores quantidades de sílica em um curto período (de 5 a 15 anos). O inchaço dos pulmões e os sintomas ocorrem mais rápido do que na silicose simples.

Silicose aguda - resulta da exposição a quantidades muito grandes de sílica em um curto período. Os pulmões ficam muito inflamados e podem se encher de líquido, causando forte falta de ar e baixos níveis de oxigênio no sangue.

A fibrose massiva progressiva pode ocorrer na silicose simples ou na acelerada, mas é mais comum na forma acelerada. A fibrose massiva progressiva causa uma grave cicatrização do pulmão e destrói suas estruturas normais.

As pessoas que trabalham expostas ao pó de sílica estão em risco. Esses trabalhos incluem:

Fabricação de abrasivos

Fabricação de vidros

Mineração

Escavação

Construção de estradas e edifícios

Jateamento de areia

Corte de pedras

A exposição intensa à sílica pode causar a doença em um ano, mas, normalmente, são necessários de 10 a 15 anos de exposição para que os sintomas apareçam. A silicose se tornou menos comum desde que a OSHA (Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho dos Estados Unidos) criou normas exigindo a utilização de equipamento de proteção, o que limita a quantidade de pó de sílica inalada pelos trabalhadores.

Exames

Seu médico fará um histórico médico que inclui várias perguntas sobre seus trabalhos (passado e presente) e hobbies e sobre outras atividades que podem ter exposto você à sílica. O médico também fará um exame físico.

Exames para confirmar o diagnóstico e descartar doenças similares incluem:

Raio X do tórax

Tomografia computadorizada do tórax

Testes de função pulmonar

Teste cutâneo de derivado de proteína purificada (PPD) (para tuberculose)

Testes sorológicos para doenças dos tecidos conjuntivos

sintomas

Sintomas de Silicose

Tosse

Falta de ar

Perda de peso

Tratamento de Silicose

Não há um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com