TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinais de leishmaniose

Artigo: Sinais de leishmaniose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO.

- Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença que afeta tanto cães como homens, é causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae e sua transmissão é feita por mosquitos do gênero Phlebotomus. e Lutzomia (conhecidos como “mosquito palha” ou birigui) .

- Ciclo de vida

A doença é liberada no sangue a partir da saliva do inseto vetor, o protozoário causador, em forma de promastigoto, se liga à macrófagos ( células grandes de tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos do corpo) por receptores específicos e é fagocitado. Como é imune ao processo digestivo do macrófago, após cerca de 12h o protozoário passa para a forma amastigota. Então multiplica-se por divisão binária, saindo para o sangue ou linfa por exocitose até destruir a célula e prosseguir para infectar mais macrófagos.

Os protozoários amastigotas demoram oito dias ou mais para se multiplicarem nos intestinos dos insetos transmissores, depois disso migram para as probóscides (a "boca" do inseto, utilizada para sugar o sangue).

- Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral (LV), também conhecida como calazar ou febre negra é uma forma grave da leishmaniose, o parasita migra para os órgãos viscerais (como o fígado, baço e medula óssea) e, se não tratado, quase sempre resulta a morte.

Em humanos, a doença pode apresentar efeitos mais variados, por exemplo: se o hospedeiro produzir grandes quantidades de células-T do tipo TH1 (que ativa a resposta celular mas não encoraja a formação de anticorpos) é altamente provável que a recuperação aconteça e que o hospedeiro se torne imune daí em diante, já se o hospedeiro produzir mais células do tipo TH2 (que só promovem a formação de anticorpos) ele será mais afetado.

Os primeiros sintomas que podem ser detectados são o descascamento da pele na região em torno do nariz, boca, orelhas, queixo e couro cabeludo, com pequenos calombos em meio ao cabelo. Há alterações nos níveis de ácido úrico e na quantidade de enzimas associadas ao fígado, as quais podem ser detectadas em exames de sangue. Aumento do baço e do fígado que podem ser detectados por utrassonografia. Se deixado sem tratamento por muito mais tempo, a doença evolui para um caso crítico caracterizado por rápido e intenso imagrecimento, dor abdominal, ausência de apetite, apatia e febre alta, intermitente e crônica que dura mais de dez dias. Nesta fase é comum que hemogramas revelem, entre outras anomalias, níveis de albumina e leucócitos alteros, é comum que ocorra anemia e leucopenia. Nesta fase os sintomas são facilmente confundíveis com os de outras doenças, fazendo que a probabilidade de morte suba muito. Se não tratada corretamente, seja por erro médico ou por negligência, a doença quase sempre é fatal.

- Leishmaniose visceral canina

A leishmaniose visceral pode ser carregado por humanos, roedores raposas e cães.

Alguns cães apresentam emagrecimento, perda de pelos e lesões na pele, enquanto outros parecem completamente normais, lembrando o a doença pode estar incubada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com