TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintomas das DST

Artigo: Sintomas das DST. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Talita Ribeiro

MICROBIOLOGIA CLÍNICA

FACSAL

2012

Sintomas das DST

Como saber se você é portador de uma DST ? Os indícios são os sinais e sintomas que são o modo de seu organismo avisa-lo que algo está errado. Fique alerta para mudanças no seu organismo e se elas ocorrerem procure seu médico. Os sintomas da DST costumam ser precoces no homem, mas a mulher pode permanecer assintomática por muito tempo. Freqüentemente a mulher descobre que tem uma DST porque seu parceiro apresenta algum sintoma. A mulher sexualmente ativa precisa saber reconhecer os sintomas no parceiro e fazer exames médicos regularmente.

Se um sintoma desaparecer espontaneamente não quer dizer que você está curado. Sintomas podem ir e vir, mas a doença fica e ,a não ser que seja tratada adequadamente, o retorno pode ser pior.

Sintomas mais comuns:

Secreção: no homem ela é eliminada pela uretra e pode ser branca, amarela ou transparente, sendo um sinal de irritação, gonorréia, clamídia ou outra DST. A secreção pode aparecer no reto por contaminação em coito anal. Na mulher qualquer secreção não usual ,frequentemente acompanhada de coceira, queimação ou cheiro diferente, pode ser gonorréia, clamídea ou vulvo-vaginite.

Queimação: especialmente quando ao urinar, pode ser infecção na bexiga ou DST. Em qualquer dos casos o médico pode diagnosticar e tratar adequadamente.

Inchaço, verruga, bolha ou ferida ou outras alterações da pele dos genitais pode ser verruga venérea, herpes, molusco, sífilis ou cancro mole.

Coceira ao redor dos órgãos genitais pode ser herpes, piolho ou escabiose (sarna). Na mulher pode ser ainda vulvo-vaginite.

Dor abdominal, na mulher, pode significar doença inflamatória pélvica, que é uma das complicações da clamídea, gonorréia e outras infecções e é um problema grave, procure o médico imediatamente.

Ausência de sintomas: alguns sintomas levam meses ou anos para aparecer, especialmente na mulher. Se você suspeita que teve contato com uma DST, procure seu médico. Se o exame de papanicolau da mulher for positivo para HPV, o homem deve ser submetido a peniscopia.

Sintomas da AIDS

Trata-se de sintomas que aparecem logo depois da transmissão do vírus.

Acontece em 50% a 90% dos pacientes, sendo que alguns sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe: febre alta, dores musculares e articulares, gânglios, dor de garganta, vermelhidão no corpo e perda de peso figuram entre eles. Tendem a desaparecer espontaneamente após aproximadamente 14 dias.

Apesar de não se dispor de dados científicos comprovados, estima-se que uma pessoa recém-infectada seja potencialmente transmissora do HIV dentro de 2 a 4 dias após contrair o vírus. O HIV consegue enfraquecer o organismo da pessoa infectada atacando certos linfócitos, os defensores naturais do corpo.

Não se pode dizer que existam sintomas diretamente relacionados ao vírus da Aids. Na verdade, devem-se às chamadas doenças oportunistas, aquelas que se aproveitam do enfraquecimento do organismo para se instalarem, como tuberculose, pneumonia, sarcoma de Kaposi etc.

Por outro lado, existem vários sinais do desenvolvimento da Aids. Entre os mais freqüentes, encontram-se:

SINAIS DA AIDS

-Emagrecimento rápido, com perda de mais de 10% do peso corporal;

-Diarréia prolongada (por mais de 1 mês);

-Febre persistente (por mais de 1 mês);

-Tosse seca, sem motivo aparente;

-Suores noturnos, cansaço;

-Candidíase (sapinho) persistente – na boca ou na genitália;

-Manchas avermelhadas pelo corpo.

O tempo para um soropositivo apresentar sintomas varia muito: não existe qualquer prazo definido. A maioria passa mais de dez anos sem nada e alguns podem até nunca desenvolver Aids, mesmo estando infectados pelo HIV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com