TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTOMAS DO DIABETES

Tese: SINTOMAS DO DIABETES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Tese  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 6

1. DEFINIÇÃO

O Diabetes é uma doença séria, que requer cuidados especiais e é a terceira causa de morte no mundo. É uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, o diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

2. SINTOMAS DO DIABETES

Poliúria, ou seja, a pessoa urina demais e, como isso a desidrata, sente muita sede (polidpsia); Aumento do apetite; Alterações visuais; Impotência sexual; Infecções fúngicas na pele e nas unhas; Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar; Neuropatias diabéticas provocada pelo comprometimento das terminações nervosas; Distúrbios cardíacos e renais; Cansaço extremo; Náusea; Sede além do normal; Perda de peso; Infecções frequentes. Há outros sintomas menos frequentes e mais graves: Dificuldade de curar cortes e machucados; Coceira na pele (geralmente na área vaginal ou da virilha); Perda da visão; Impotência. Algumas pessoas, no entanto, não apresentam sintomas.

3. TIPOS DE DIABETES

Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações.

3.1 DIABETES TIPO 1

Este tipo de diabetes é uma doença autoimune. Ou seja, o sistema que seria responsável por defender o corpo de infecções (o sistema imunológico) atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do próprio organismo. No diabetes, por exemplo, o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, matando-as. Assim, este órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disto, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias. Em outras palavras, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina.

3.1.1 Principais Sintomas do Diabetes Tipo 1

Vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

3.2 DIABETES DO TIPO 2

As células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade. Esta é a forma mais comum do diabetes. Entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença, tem o tipo 2. Este diabetes está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo. Nada menos do que 80% das pessoas que têm diabetes tipo 2 estão acima do peso ideal. Por causa do aumento da obesidade entre crianças e adolescentes, já que as dietas de hoje em dia não são nada saudáveis, esta doença tem aumentando nestas faixas etárias. Nesta doença, quase sempre o pâncreas produz a quantidade suficiente de insulina, mas, por razões desconhecidas, o corpo não consegue utilizar esta substância de forma efetiva. A este problema dá-se o nome de resistência à insulina. Depois de alguns anos de resistência, a produção desta substância acaba diminuindo. O resultado é o mesmo de diabetes do tipo 1: a glicose produzida na digestão não é utilizada como combustível pelo corpo. Este tipo de diabetes pode causar sérias complicações. Por isso, é muito importante reconhecer os sintomas desta doença. Eles se desenvolvem de forma gradual. Ao contrário do que ocorre na do tipo 1, eles não aparecem repentinamente. Mas podem ser bastante parecidos e são reflexos do aumento da quantidade de açúcar no sangue.

3.2.1 Principais Sintomas do Diabetes Tipo 2

Infecções frequentes; alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

3.3 DIABETES GESTACIONAL

Ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe. É uma doença caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue que aparece pela primeira vez na gravidez. Este problema acontece em cerca de 4% das mulheres que ficam grávidas. Ela pode desaparecer depois do parto ou transformar-se num diabetes do tipo 2.

Ainda, menos comum, encontramos alguns tipos de diabetes associados a outras patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, entre outras.

4.0 FATORES DE RISCO

Obesidade (inclusive a obesidade infantil); Hereditariedade; Falta de atividade física regular; Hipertensão; Níveis altos de colesterol e triglicérides; Medicamentos, como os à base de cortisona; Idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II); Estresse emocional.

5.0 PREVENÇÃO

- Alimentação: O diabético deve procurar ajuda para elaborar o cardápio adequado para seu caso. Não é necessário que se prive por toda a vida dos alimentos de que mais gosta. Uma vez ou outra, o diabético poderá saboreá-los desde que o faça com parcimônia.

- Exercícios físicos: Um programa regular de exercícios físicos irá ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue. Portanto, eles devem ser prioridade na rotina de vida do diabético.

- Fumo: O fumo provoca estreitamento das artérias e veias. Como o diabetes compromete a circulação nos pequenos vasos sanguíneos (retina e rins) e nos grandes vasos (coração e cérebro), fumar pode acelerar o processo e o aparecimento de complicações;

- Exames laboratoriais: O controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol e triglicérides deve ser feito com regularidade;

- Medicamentos contraindicados: Medicamentos à base de cortisona aumentam os níveis de glicose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com