TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintomas das síndromes hipertensivas gestacionais

Artigo: Sintomas das síndromes hipertensivas gestacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Artigo  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

Nesse contexto, Brasil (2010) ressalta que a SHEG acomete mais as primigestas e mulheres com história pessoal e/ou familiar de pré-eclâmpsia e/ou eclâmpsia, com gestação gemelar, doença cardiovascular pré-existente, hipertensão, nefropatia, lupus e diabetes, o que corresponde aos principais fatores de risco para a doença.

Em relação aos sintomas das síndromes hipertensivas gestacionais Marques (2006) traz que a hipertensão isolada é diagnóstico da hipertensão gestacional. Hipertensão associada à proteinúria são indicadores mais significativos da pré-eclâmpsia. O edema somente é significativo se a hipertensão e a proteinúria ou sinais de lesão multissistêmica coexistirem. A eclâmpsia consiste no aparecimento de convulsão, coma ou ambos na gestante com sinais e sintomas de pré-eclâmpsia e sem história de problemas neurológicos ou metabólicos. Já os sinais característicos da síndrome HELLP são hemólise, elevação das enzimas hepáticas e diminuição das plaquetas manifestando-se por mal estar, dor epigástrica, náuseas e vômitos.

Peraçoli e Parpinelli, (2005) afirmam que a eclâmpsia é comumente precedida pelos sinais e sintomas de eclâmpsia iminente, isto é, distúrbios do sistema nervoso central (cefaleia frontal/occipital, torpor, obnubilação e alterações do comportamento), visuais (escotomas, fosfenas, visão embaçada e até amaurose) e gástricos (náuseas, vômitos e dor no hipocôndrio direito ou no epigástrio).

Pereira et al. (2008) aponta que os sinais e sintomas envolvidos na síndrome HELLP são extremamente variáveis e confundem-se com aqueles da pré-eclampsia grave: cefaléia, distúrbios visuais, mal-estar generalizado, entre outros. A dor epigástrica ou no quadrante superior é o sintoma de mais relevância para sugerir a existência da síndrome, estando frequentemente associado a náuseas e vômitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com