TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DE GRUPOS SANGUÍNEOS - SISTEMAS ABO E RH

Por:   •  13/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  1.625 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS – CAMPUS ARAPIRACA

MÁRCIA EDUARDA RODRIGUES MARTINS

DETERMINAÇÃO DE GRUPOS SANGUÍNEOS - SISTEMAS ABO E RH

ARAPIRACA-AL

2015

MÁRCIA EDUARDA RODRIGUES MARTINS

DETERMINAÇÃO DE GRUPOS SANGUÍNEOS - SISTEMAS ABO E RH

Relatório de aula prática laboratorial apresentado à disciplina de Biologia, da 3º série, turma 913-A sob a orientação da Professora Josefa Betânia Vilela Costa para fins avaliativos.

ARAPIRACA-AL

2015

DETERMINAÇÃO DE GRUPOS SANGUÍNEOS - SISTEMAS ABO E RH

  1. INTRODUÇÃO

No corpo humano são encontrados dois tipos de grupos sanguíneos: os sistemas ABO e RH.  O sistema ABO é composto por quarto tipos sanguíneos A, B, AB e O, que são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios em suas hemácias e de aglutininas em seu plasma. E o sistema Rh pode ser positivo (Rh+) ou negativo (Rh-). Se o individuo possui Rh-, então ele não possui aglutininas anti-Rh. Porém, se receberem sangue Rh+ passam a produzir aglutininas anti-Rh.

Os antígenos são glicoproteínas e sua presença é controlada por uma série de três genes alelos localizados no par do cromossomo 9.  E é explicado através de três alelos: IA, IB e i. Onde o gene A ou IA determina a formação do aglutinogênio A; o gene B ou IB determina a formação do aglutinogênio B; o gene O ou i não forma essas substâncias (a letra I vem de isoaglutinação, que é a aglutinação ocorrida na transfusão de sangue de indivíduos da mesma espécie). Os genes IA e IB são dominantes em relação a i. Por isso pessoas de genótipo IAIA e IAi apresentam o aglutinogênio A e as pessoas de genótipo IBIB e IBi o aglutinogênio B. Os indivíduos ii não possuem nem um nem outro aglutinogênio.

GRUPO SANGUÍNEO

GENÓTIPO

A

IAIA; IAi

B

IBIB; IBi

AB

IAIB

O

ii

O grupo sanguíneo A formado pelo genótipo IAIA ou IAi,  possui aglutinogênio A em suas hemácias e aglutinina anti-B em seu plasma. O grupo B formados pelo genótipo IBIB ou IBi, possui aglutinogênio B e aglutinina anti-A. O grupo AB formado pelo IAIB, possui aglutinogênios A e B, mas não possui aglutininas. Por fim o grupo O, que é formado pelo genótipo ii e não possui aglutinogênios, mas possui aglutininas do tipo anti-A e anti-B.

Ao contrário dos antígenos do sistema ABO, o antígeno Rh não é encontrado em bactérias intestinais, e, a princípio, um indivíduo negativo não possui anticorpos no plasma. Em geral, os indivíduos Rh- produzem anticorpos correspondentes quando recebem hemácias com antígeno Rh, o que pode ocorrer durante uma gravidez e no parto, ou em transfusões. Caso haja aglutinação do sangue, significa que o indivíduo possui o fator Rh em seu plasma, assim, o mesmo é Rh+, se não houver, significa ausência do fator Rh, então é Rh-. (LINHARES e GEWANDERDSZNAJDER, 2005)

        Os objetivos da aula prática foram identificar os grupos sanguíneos referentes aos sistemas ABO e Rh. Mostrando assim, o tipo sanguíneo de todos os alunos e a freqüência na qual é encontrado. Além de que, ao realizar esse tipo de tipagem, é possível reunir informações dadas em sala com os resultados obtidos.

3. MATERIAIS

Os materiais utilizados no procedimento foram: Algodão, lâminas, luvas, álcool, lancetas, soro anti-A, soro anti-B, soro anti-Rh e caneta marcadora.

4. PROCEDIMENTOS

        Marcou-se uma lâmina de vidro em cada extremidade com as letras A e B, e outra lâmina com Rh. E com o algodão embebido em álcool, limpou-se cuidadosamente a extremidade do dedo anelar (escolhido por ser o menos utilizado). Com a lanceta descartável, provocou uma “furadinha” para obtenção do sangue. E logo depois colocou uma gota de sangue na extremidade A, outra na extremidade B e uma gota no centro da lâmina do Rh. Pingou uma gota se soro anti-A sobre o sangue na extremidade A e uma gota de soro anti-B sobre o sangue da extremidade B.        Em seguida, depositou uma gota de soro anti-Rh na gota de sangue contida no centro da lâmina marcada pelo Rh. Ao colocar esses reagentes, misturou-os bem e aguardou cerca de um minuto para verificar com quais hemácias se aglutinaram ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com