TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema ATP-CP

Casos: Sistema ATP-CP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  1.571 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema Anaeróbio Alático é o Sistema ATP-PC ou CP porque nessa reação química é uti¬lizada a fosfato creatina, esse sistema é muito rápi¬do, e a energia liberada é imediatamente utilizada para formar no¬vamente o ATP, porque a ligação entre o fosfato e a creatina é uma ligação muito simples. Esse é o principal sistema de energia utilizado em atividades de maior intensidade e curta duração como: Saltos em altura e a distância, corridas de 50m e 100m, levantamento e arremesso de peso, lançamento de disco, martelo etc.

Sistema Anaeróbio Lático é chamado de anaeróbio porque o oxigênio não participa nas séries de reações químicas para a produção de ener¬gia, Quando ingerimos carboidrato o mesmo é transformado em glicose, como não há a presença de oxigênio, o ácido pirúvico, catalisado pela enzima lactato desidrogenasse, é convertido em acido lático. Esse sistema não é tão rápido quanto o sistema anaeróbio Alático (sistema ATP-PC), mas consegue fornecer energia por mais tempo. Exemplo de provas em que esse sistema tem uma participação predominante é a prova dos 400 metros no atletismo e os 100 metros na natação.

Sistema Aeróbio Esse sistema pode utilizar a glicose ou glicogênio para a produção de energia pode¬mos dividi-lo em três partes: Glicólise aeróbia, ciclo de Krebs, cadeia transportadora de elétrons.

Glicólise aeróbia- nessa fase, a glicose ou o glicogênio é convertida em piruvato.

Ciclo de Krebs- nessa etapa, o ácido pirúvico formado na glicólise aeróbia continua sendo metabolizado nas mitocôndrias.

Cadeia transportadora de elétrons- os íons hidrogênio e elétrons formados no Ciclo de Krebs se unem ao oxigênio que res¬piramos para formar água.

Exemplos de atividades em que temos a participação predo¬minante do sistema aeróbio, as atividades de longa duração como maratonas aquáticas, corridas longas, ciclismo entre outras.

6) Quais as demandas energéticas no repouso?

No repouso, aproximadamente 65% da energia é obtida a partir das gorduras, e aproximadamente 35% da energia é obtida a partir dos carboidratos.

7) Segundo Hill (1999), qual a contribuição de energia para o sexo masculino e para o sexo feminino, nos 400, 800 e 1.500 metros?

Para o sexo feminino, nos 400m, 800m e 1.500m, a contribuição de energia advinda do sis¬tema anaeróbio era de 62%, 33% e 17%, respectivamente. Para o sexo masculino, a contribuição era de 63%, 39% e 20%, respecti¬vamente.

8) Defina o que é oxigênio de recuperação.

O oxigênio de recuperação é a quantidade total de oxigê¬nio que consumimos após o término do exercício, além daquela quantidade que consumimos em repouso.

9) Os componentes rápido e lento de recuperação são utilizados com quais finalidades?

No componente rápido de recuperação, o consumo de oxi¬gênio é necessário para suprir as necessidades de energia após o término do exercício para:

• Refazer o oxigênio que estava na mioglobina muscular e na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com