TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Sistemas Operacionais

Por:   •  3/4/2013  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

ETAPA 1

Passo 3

Entregar uma breve descrição a respeito das funções básicas dos Sistemas Operacionais e de cada uma das funções/responsabilidades de um administrador de sistemas pesquisadas.

No relatório devem ser respondidas as seguintes questões:

• Quais as funções básicas dos Sistemas Operacionais?

• Qual deve ser a formação de um administrador de sistemas?

• Quais os conhecimentos técnicos são exigidos pelo mercado de trabalho para preencher uma vaga de administrador?

• Quais as funções exercidas por este profissional e em que consiste cada uma delas?

• Comente: É uma carreira que exige conhecimento técnico específico? É uma carreira que exige conhecimento técnico multidisciplinar?

O relatório deve ser de própria autoria, no máximo três folhas, com as devidas referências bibliográficas seguindo o padrão ABNT.

Para um usuário, o ato de um dispositivo ler um arquivo em disco ou uma gravação, não é visualizado os inúmeros detalhes internos nesta operação. É ai que entra a função do sistema operacional, facilitando o acesso aos recursos do sistema com suas rotinas específicas, como por exemplo, o acionamento do mecanismo de leitura e gravação da unidade de disco, posicionamento na trilha e setor corretos, transferência dos dados para a memória, enfim, concluir uma operação. Nesse contexto, o sistema operacional serve de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando uma comunicação transparente.

Além de outras funções de gerenciamento, o sistema operacional possui recursos de compartilhamento e controle desses recursos de forma organizada e protegida, como por exemplo, uma impressora onde os usuários enviam arquivos de impressão e cada arquivo enviado não interfere nos demais, desta forma o sistema operacional tem a responsabilidade de realizar estas tarefas de forma organizada e protegida. E olhando para outro lado na questão do compartilhamento de recursos, temos a questão financeira, pois mais de um usuário poderá usar estes dispositivos. Pra ser mais claro, é só imaginarmos a sua importância, como por exemplo, nos permitir utilizar várias tarefas ao mesmo tempo, como: copiar um arquivo, processar uma planilha, fazer um download da internet, imprimir um documento. Ele controla a execução de todas estas operações de uma forma concorrente e protegida.

Em um sucinto resumo: Interface entre o hardware e o usuário, Gerência do uso de recursos, transparência de operações do hardware, controle do compartilhamento de recursos.

Os Administradores de Sistemas são os responsáveis em instalar, dar suporte, e manter servidores e outros sistemas, além de planejar respostas às possíveis indisponibilidades do sistema. Devem também supervisionar ou treinar técnicos de operação e de apoio e consultoria para eventuais problemas nos sistemas tendo conhecimento técnico de apoio ao usuário ou suporte de primeiro nível, demonstrando competência técnica e responsabilidade. O seu trabalho também consiste principalmente em armazenar, preservar e exibir os dados das máquinas. Análise de logs dos sistemas e identificação de problemas em potencial, introdução e integração de novas tecnologias, auditorias e validação periódicas de sistemas e softwares, realizar backups, atualização ou modificação de configurações nos sistemas operacionais, instalação e configuração de novos softwares e hardwares, gerenciamento de segurança de conta de usuário e senhas, assegurar a confiabilidade e a disponibilidade do sistema.

Às vezes ele também pode ter de fazer algum trabalho de um administrador de redes, como a criação de um ambiente interativo entre o centro e as unidades em locais diferentes. Como todos os outros sistemas técnicos, uma pessoa não pode esperar para atingir altos níveis de habilidade e experiência em administração sem treinamento eficaz. Geralmente é exigido experiência e domínio técnico com o sitema que ele irá lidar e certificações do mercado tais como Microsoft MCSA, MCSE, Red Hat RHCE, Novell CNA, CNE, Linux Professional Institute ( LPI ) entre outros.

Bibliografia

Wikipedia. Administrador de Sistemas

Pesquisa

• Quais as funções básicas dos sistemas operacionais?

CPU: ou unidade central de processamento. É o elemento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com