TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Genital Feminino

Artigo: Sistema Genital Feminino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA GENITAL FEMININO

Os órgãos genitais femininos consistem de um grupo de órgãos internos e outro de órgãos externos. Os órgãos internos são: ovários, tubas uterinas, útero e vagina, localizados no interior da pelve. O conjunto dos órgãos externos é chamado de vulva ou pudendo feminino. As estruturas que formam a vulva são: monte púbico, estruturas eréteis (clitóris e o bulbo do vestíbulo), os lábios maiores e menores e as glândulas vestibulares. Esses órgãos são superficiais ao diafragma urogenital e encontram-se abaixo do arco púbico.

Órgãos Genitais Femininos - Vista Lateral

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Ovários

São os órgãos produtores dos gametas femininos ou óvulos, com início no final da puberdade. Está situado por trás do ligamento largo do útero e logo abaixo da tuba uterina. A borda medial prende-se a uma expansão do ligamento largo do útero que recebe o nome de mesovário, e por isso é denominada de borda mesovárica, enquanto a borda posterior é conhecida por borda livre. A borda mesóvarica representa o hilo do ovário porquanto é por ele que entram e saem os vasos ováricos. Os ovários estão fixados pelo mesovário à face posterior do ligamento largo do útero. A extremidade inferior é chamada extremidade tubal e a superior extremidade uterina. O ovário está preso ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. O ligamento suspensor do ovário estende-se da fáscia do músculo psoas maior à extremidade tubal do ovário, enquanto o ligamento próprio do ovário vai de sua extremidade uterina à borda lateral do útero, logo abaixo da implantação da base da tuba uterina. Antes da ovulação o ovário é liso e rosado, mas devido às cicatrizes deixadas pelas ovulações, ele fica rugoso e branco-acinzentado.

Tubas Uterinas

A tuba uterina é um tubo par que é inserido em cada útero, tem a finalidade de transportar os óvulos que romperam a superfície do ovário em direção a cavidade do útero. A tuba uterina está incluída na borda superior do ligamento largo do útero, é um tubo de luz estreita cuja extremidade medial (óstio uterino da tuba) se comunica com a cavidade uterina e cuja extremidade lateral (óstio abdominal da tuba) se comunica com a cavidade peritoneal. A tuba uterina divide-se em quatro regiões, indo do útero para o ovário, são elas: parte uterina, istmo, ampola e infundíbulo. A parte uterina é a porção intramural, ou seja, constitui o segmento do tubo que se situa na parede do útero. A parte istmo é a porção menos calibrosa, situada próxima ao útero. A ampola é a dilatação que vai em direção ao istmo, considerada a parte onde ocorre a fecundação. O infundíbulo tem forma de funil, cuja base se encontra o óstio abdominal da tuba e é dotado em suas margens de uma série de franjas. Estruturalmente a tuba uterina é constituída por quatro camadas de tecidos que são a túnica serosa, tela subserosa, túnica muscular e túnica mucosa.

Útero

É um órgão oco, ímpar e mediano, que emerge do centro do períneo, para o interior da cavidade pelvina. Está situado entre a bexiga e o reto. Aloja o embrião e no qual este se desenvolve até o nascimento. Envolvido pelo ligamento largo, tem a forma de pêra invertida e divide-se em quatro partes: corpo, fundo, istmo e cérvix ou colo do útero. O corpo é a porção principal e estende-se até o istmo, comunica-se de cada lado com as tubas uterinas e a porção que fica acima delas é o fundo do útero. O istmo é muito curto e segue até o cérvix ou colo do útero que faz projeção na vagina e comunica-se pelo óstio do útero. Sendo achatado no sentido ântero-posterior, o útero apresenta uma face anterior que é denominada face vesical, mais plana e outra posterior que é a face intestinal, mais convexa. As uniões laterais das duas faces constituem as bordas do útero. As paredes do útero são constituídas por camadas concêntricas, são as túnicas serosas ou perimétrio (externa), tela subserosa, túnica muscular ou miométrio (média) e túnica mucosa ou endométrio (interna). O endométrio forra toda a cavidade uterina; o miométrio constitui a maior parte da parede uterina e perimétrio, representado pelo peritônio. A tela subserosa é representada por uma fina camada de tecido conjuntivo que se interpõem entre a túnica serosa e a túnica muscular. O útero é mantido em sua posição por três ligamentos: ligamento largo do útero, ligamento redondo do útero e ligamento útero-sacral.

OVÁRIOS, TUBA UTERINA E ÚTERO

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Vagina

A vagina é um tubo músculo-membranáceo mediano, que superiormente insere-se no contorno da parte média da cérvix do útero e para baixo atravessa o diafragma urogenital para se abrir no pudendo feminino, cujo orifício chama-se óstio da vagina. É o órgão de cópula feminino. O termo vagina vem do latim e significa bainha, pois a vagina atua como bainha para o pênis durante a cópula. A vagina é um tubo cujas paredes se tocam, representando uma cavidade virtual. Superiormente comunica-se com a cavidade uterina através do óstio do útero e inferiormente abre-se no vestíbulo da vagina através do óstio da vagina. A cavidade uterina e a vagina constituem o canal de parto, ou seja, o canal por onde o feto passará até chegar ao meio externo. Em mulheres virgens, o óstio da vagina é fechado parcialmente pelo hímen, membrana de tecido conjuntivo formado por mucosa interna.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS

Pudendo feminino ou vulva.

Monte Púbico

É uma elevação mediana, anterior à sínfise púbica e constituída principalmente de tecido adiposo, apresentando pelos após a puberdade, com a finalidade de proteger o osso púbico do impacto na realização da cópula.

Lábios Maiores

São duas pregas cutâneas, alongadas, que descrevem um semi-arco de cada lado, delimitando entre si uma fenda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com