TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Genital Humano: Masculino E Feminino

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Genital Humano: Masculino E Feminino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 3

Podemos concluir que por resumo:

O sistema genital masculino tem os seus órgãos principais localizados no saco escrotal (testículos, epidídimo e parte inicial do ducto deferente). No saco escrotal, encontra-se o músculo dartos, que, ao contrair-se, aproxima o conteúdo do saco escrotal da pelve, para manter a temperatura ótima para a formação dos espermatozoides e seu amadurecimento no epidídimo. O ducto deferente e os vasos testiculares chegam à cavidade abdominal envoltos em uma estrutura em forma de cordão, denominada funículo espermático. O ducto deferente, na cavidade pélvica, cruza anteriormente o ureter, desembocando na uretra prostática ao unir-se com o ducto excretor da glândula seminal, formando o ducto ejaculatório. Assim, no homem, a via urinária distal é a mesma da via genital.

O pênis (órgão da cópula) é formado por dois corpos cavernosos e um esponjoso, que se dispõe póstero-medialmente aos anteriores e é atravessado até a glande pela parte esponjosa da uretra. Essa estrutura é estreita na maior parte do seu percurso, mas apresenta duas dilatações – uma proximal, bulbo do pênis, e outra distal, na glande, onde forma a fossa navicular da uretra. O bulbo do pênis corresponde a uma dilatação cônica observada no início do corpo esponjoso. A raiz do pênis é formada pelo terço proximal dos corpos cavernosos, que apresenta também forma cônica, mais o

bulbo do pênis. A dobra de pele que se destaca do corpo do pênis e recobre a glande é chamada de prepúcio, e não apresenta aderência, a não ser pelo seu frênulo do prepúcio.

Podemos concluir que por resumo:

O sistema genital feminino apresenta uma formação interna, na cavidade pélvica, e outra externa, constituindo a genitália externa. Os órgãos internos são ovários, tuba uteri uterina, útero e vagina.

Os ovários estão presos ao peritônio apenas pela sua margem ventral por meio de uma prega curta do ligamento largo do útero, chamada de mesovário, por onde passam vasos e nervos para o ovário. Apresenta um polo superior, onde está fixado o ligamento suspensor do ovário, por onde chegam os vasos ováricos. O seu polo inferior fixase ao útero pelo ligamento útero-ovárico.

O útero tem posição mediana na cavidade pélvica, relacionando-se anteriormente com a bexiga e posteriormente com o reto. Apresenta as seguintes partes: fundo do útero, corpo do útero e colo do útero, o qual se projeta na cavidade vaginal. Os principais ligamentos do útero são os ligamentos largos e os ligamentos redondos. Os ligamentos largos correspondem a duas lâminas fibrosas recobertas por peritônio, que se estendem de cada lado do útero até a parede lateral e o fundo da pelve. Envoltos

por essas duas lâminas, estão o paramétrio, a artéria uterina, a tuba uterina (formam uma porção denominada de mesossalpinge) e o ligamento redondo. Preso à parte superior da margem lateral do útero, o ligamento redondo do útero desce pela cavidade abdominal e penetra no canal inguinal, inserindo-se no lábio maior do pudendo. As vias genital e urinária na mulher são separadas. A tuba uterina apresenta um óstio pélvico (óstio abdominal da tuba uterina), que comunica o meio externo à cavidade peritoneal.

Na genitália externa da mulher, identificam-se o monte da púbis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com