TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Genital Masculino

Exames: Sistema Genital Masculino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Reprodutor Masculino

A função primordial do aparelho reprodutor é perpetuar a espécie por meio de reprodução. O Sistema Reprodutor Masculino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução no homem.

Órgãos Genitais:

O testículo é o órgão onde se formam os espermatozoides. A espermatogênese (ou formação de espermatozoides) ocorre por diferenciação e meiose de células localizadas na parede interna dos túbulos seminíferos. Entre os túbulos, localizam-se as células intersticiais (ou células de Leydig), cuja função é produzir testosterona, o hormônio sexual masculino.

O escroto é uma bolsa de pele que fica abaixo do pênis. Dentro dele, se aloja o par de testículos, que são as gônadas masculinas. Os testículos permanecem a uma temperatura de 2º a 3ºC, inferior a temperatura corporal, o que é necessário para que os espermatozoides se formem normalmente.

As vesículas seminais são duas glândulas que produzem um líquido nutritivo (o fluído seminal) que contêm o açúcar frutose que nutre os espermatozoides. Sua secreção é lançada no duto ejaculatório e eliminado durante o ato sexual (cerca de 60% do volume total do fluído eliminado).

A próstata é a maior glândula acessória do sistema reprodutor masculino. Sua secreção neutraliza a acidez da urina residual acumulada na uretra e também a acidez natural da vagina.

O epidídimo é um canal enrolado que fica localizado sobre o testículo. Os espermatozoides recém-formados vão para o epidídimo, onde terminam sua maturação e ficam armazenados até sua eliminação no ato sexual.

Ducto deferente: são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais.

Ducto ejaculatório: é formado pela junção do ducto deferente com o ducto da vesícula seminal; atravessa o parênquima da próstata e vai desembocar na parte prostática da uretra.

Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper: sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozoides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.

Pênis: é considerado o principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Na extremidade do pênis encontra-se a glande - cabeça do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulação da pele que a envolve - o prepúcio - acompanhado de estímulo erótico, ocorre a inundação dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considerável aumento do tamanho (ereção). O prepúcio deve ser puxado e higienizado a fim de se retirar dele o esmegma (uma secreção sebácea espessa e esbranquiçada, com forte odor, que consiste principalmente em células epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepúcio). Quando a glande não consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepúcio, diz-se que a pessoa tem fimose.

A uretra é comumente um canal destinado para a urina, mas os músculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com