TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Genital Masculino

Trabalho Universitário: Sistema Genital Masculino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A principal função do sistema genital é a perpetuação da espécie. Outros sistemas do corpo, como os sistemas endócrino e urinário, trabalham continuamente para manter a homeostase para a sobrevivência do individuo. O sistema genital, por outro lado, funciona para a sobrevivência da espécie. Um individuo pode viver uma longa, saudável e feliz vida sem produzir descendentes, mas se a espécie deve continuar, pelo menos alguns indivíduos devem produzir seus descendentes. Dentro do contexto de produção de descendentes, o sistema genital possui quatro funções: produzir óvulos e espermatozoides, transportar e sustentar essas células, nutrir a prole em desenvolvimento e produzir hormônios.

Essas funções do sistema genital estão divididas entre os órgãos genitais primários e os órgãos genitais secundários, ou acessórios. Os órgãos genitais primários, também chamados gônadas, são os ovários e os testículos. Esses órgãos são responsáveis pela produção dos gametas, ou óvulos e espermatozoides,, e pela produção de hormônios.Esses hormônios funcionam na maturação do sistema genital, no desenvolvimento de caracteres sexuais e tem papel importante na regulação da fisiologia normal do sistema genital. Todos os outros órgãos, ductos e glândulas no sistema genital são considerados secundários, ou acessórios. Essas estruturas transportam e dão energia aos gametas e nutrem o feto em desenvolvimento.

O sistema genital masculino compreende dois testículos, bolsa escrotal (ou escroto), dois epidídimos, dois ductos deferentes, dois ductos ejaculatórios, uretra, pênis e as glândulas anexas: uma próstata, duas glândulas seminais e duas glândulas bulbouretrais.

O testículo é a gônada masculina. Ele se apresenta de forma oval, ligeiramente achatado. Produz esperma e secreta hormônios sexuais, graças aos túbulos seminíferos.

O escroto, ou bolsa testicular, está situado no períneo, atrás do pênis e é ele que aloja o testículo.

O epidídimo fica na região posterior do testículo. É nele que ficam armazenados os espermatozoides para serem maturados.

O ducto deferente permite que os espermatozoides sejam levados do epidídimo à bexiga urinária.

O ducto ejaculatório é a união do ducto deferente com o ducto da vesícula seminal, que será explicada mais adiante.

A uretra está localizada no interior do pênis e é responsável pela eliminação da urina e condução do sêmen para o exterior.

Vesículas seminais, glândula bulbouretral e próstata são as chamadas glândulas anexas. Elas produzem as secreções que, unidas aos espermatozoides, são denominadas esperma (ou sêmen), responsáveis pela nutrição e deslocamento dos espermatozoides. A próstata, ainda, secreta uma substância a fim de neutralizar a acidez da uretra e vagina, tem aproximadamente 4 cm de diâmetro e se localiza abaixo da bexiga urinária. Sua secreção é nutritiva para os espermatozoides, e constitui entre 15 e 30% do esperma.

O pênis é o órgão copulador masculino. Ele possui tecidos esponjosos ricos em vasos sanguíneos: os corpos cavernosos do pênis e o corpo esponjoso do pênis. Os corpos cavernosos do pênis são formados por tecido erétil que se enchem de sangue durante a excitação sexual, fazendo com que ocorra a ereção do pênis, tornando possível o ato sexual.

Na extremidade do pênis encontramos a glande, que é protegida pelo prepúcio, que deve ser sempre higienizado para eliminar as secreções de células epiteliais que se acumulam e causam mau cheiro. Há casos em que a glande não consegue ser exposta por causa do estreitamento do prepúcio. Quando isso acontece, dizemos que o indivíduo está com fimose. Nesses casos, o prepúcio deve ser removido cirurgicamente por meio da circuncisão.

Quando o homem atinge o clímax sexual, o esperma é expulso do corpo através da uretra em um processo chamado de ejaculação. Em cada ejaculação o homem expulsa cerca de 3mL a 4mL de esperma, que contém de 300 a 500 milhões de espermatozoides.

Espermatogênese

A espermatogênese é o processo de formação de gametas masculinos, os espermatozoides. Esse processo ocorre nas glândulas sexuais ou gônadas masculinas.

Nos testículos são encontrados milhares de tubos finos e enovelados, os tubos seminíferos, onde se localizam as espermatogônias (2n). As espermatogônias multiplicam-se através de mitoses até a adolescência, período no qual passam a se multiplicar com maior intensidade. Depois da multiplicação, ocorre a fase de crescimento, em que algumas espermatogônias crescem e duplicam seus cromossomos, transformando-se em espermatócitos primários (2n), também chamados de espermatócitos I. Os espermatócitos primários sofrerão meiose, dando origem a duas células haploides chamadas de espermatócitos secundários (n) ou espermatócitos II, que sofrerão outra meiose, originando quatro células haploides, chamadas de espermátides. As duas meioses que os espermatócitos sofrem representam a fase de maturação.

À próxima fase damos o nome de especiação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com