TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Muscular

Artigo: Sistema Muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  1.745 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Introdução

Os músculos são órgãos ativos do movimento, formados por células especializadas em contração, movendo os segmentos do corpo por encurtamento e ou alongamento da distância que existe entre as extremidades fixadas (contração/relaxamento). Em geral, possuímos 600 músculos, sendo muito os fatores que determinam essas variações, entre elas, os diferentes grupos raciais. Com relação à morfologia, tem-se o músculo estriado esquelético, o músculo estriado cardíaco e o músculo liso.

2 – Tipos de músculos

Contém 3 tipos de músculos: Esquelético: Está fixada aos ossos do esqueleto. As contrações do músculo esquelético exercem força nos ossos do esqueleto. São os únicos músculos voluntários do corpo. Liso: Suas células não apresentam as estriações que são evidentes nas células musculares esqueléticas. É um músculo involuntário. Cardíaco: É um tipo de músculo que forma a parede do coração. É involuntário, como o músculo liso e estriado como, como o músculo esquelético.

3 – Desenvolvimento embrionário do músculo

Os músculos seguem diferentes padrões de desenvolvimento. Esquelético: Com exceção dos músculos dos membros e alguns músculos da cabeça, desenvolvem-se dos somitos-massas embrionárias de células mesodérmicas. Liso: Como o tubo degestivo e os órgãos do corpo, formam-se no embrião, as células mesodérmicas migram até a partir de uma fina camada que os encobre. Essas células mesodérmicas desenvolvem-se nos músculos lisos do corpo. Cardíaco: As células mesodérmicas migram para o coração primitivo e o envolvem enquanto ainda ele está na forma tubular.

4 – Anatomia macroscópica dos músculos esqueléticos

Envoltório de tecido conjuntivo: As fibras musculares (individuais, chamadas fi) estão mantidas por delgadas bainhas de membranas de tecido conjuntivo chamados fáscias. Fixação do músculo esquelético: Estão ancorados ao esqueleto por extensões do endomísio, do perimísio e do epemísio. Forma do músculo esquelético: O arranjo dos feixes de fibras musculares varia nos diferentes músculos esqueléticos. Em alguns músculos, os fascículos correm paralelamente ao longo eixo do músculo, formando músculos em forma d fita do tira.

5 – Anatomia microscópica dos músculos esqueléticos

Com a ajuda de um microscópio fica evidente que as fibras musculares têm uma estrutura subcelular regular. São células multinucliadas. Composição dos miofilamentos: São compostos de proteínas, tanto os filamentos grossos como os delgados. Os filamentos grossos consistem principalmente de uma proteína chamada miosina. Os filamentos delgados dos sarcômeros são compostos principalmente pelas proteínas actina, tropomiosina e tropomina. Túbulos transversos e retículo sarcosplasmático: Conhecidos como túbulos transversos.

6 – Contração do músculo esquelético

Eventos celulares durante a contração: Requer estimulação do sistema nervoso para se contrair. A contração muscular requer energia. A energia é fornecida por um composto chamado trifosfato de adenosina. Fontes de energia para a contração: O ATP é produzido pela quebra metabólica da glicose ou do glicogênio nas células musculares. Nestas condições, os lipídios e mesmo as proteínas podem ser usadas para a produção de energia. Após o início da atividade muscular, como ATP sendo utilizado, esta reação se processa da esquerda para a direita e se forma ATP.

7 – Ações musculares

É contração dos músculos esqueléticos que causa os vários movimentos das diferentes articulações. Os músculos trabalham mais em grupos do que individualmente. Os músculos cujas contrações são principalmente responsáveis por um movimento particular, são chamados agonistas. Os músculos, cujas contrações oferecem resistência ao movimento são chamados

antagonistas.

8 – Relações entre alavancas e ações musculares

Os movimentos produzidos pelas ações da maioria dos músculos esqueléticos envolve o uso de alavancas. Uma alavanca é uma estrutura rígida que é capaz de se movimentar ao redor de um ponto de apoio, chamado fulcro, quando uma força é aplicada. Há cinco classes de alavancas: alavancas de primeira (classe I), alavancas de segunda (classe II), alavanca de terceira (classe III).

9 – Músculo liso

As fibras musculares lisas são mononucliadas, com forma de fuso e são consideravelmente menores do que as fibras musculares esqueléticas. Possuem a capacidade para metabolismo anaeróbico, mas não é altamente desenvolvida como a das fibra musculares esqueléticas.

10 – Músculo cardíaco

As células individuais do músculo cardíaco se interconectam umas às outras para formarem ramos entrelaçados. Os eventos contráteis básicos que ocorrem nas células musculares cardíacos são similares àqueles que ocorrem nas células musculares estriadas esqueléticas.

11 – Músculos esqueléticos do corpo humano

Há cerca de 600 músculos no corpo humano. Que se caracterizam com os seguintes critérios: forma, ação, localização, fixação, número de divisões e relações de tamanhos.

12 – Músculos da cabeça e do pescoço

Músculos da face: conhecidos como músculos de expressão. A maioria deles se insere na pele da região e a movimentam como se fora uma articulação. Músculos da mastigação: estão envolvidos na mastigação: o temporal, o massetir, os pterigóidios medial e lateral. Músculos da língua: é coberto por membrana mucosa. Alguns músculos são chamados de músculos intrínsecos e músculos extrínsecos. Músculo do pescoço: estão localizados em um de dois triângulos. Músculo da faringe: são divididos em dois grupos: músculos supra-hióidios e músculos infra-hióidios.

13 – Músculos do tronco

Incluem aqueles que estão associados com a coluna vertebral, o dorso, o tórax, o assoalho da cavidade pélvica e a parede do abdome. Tem variadas ações, dependendo de sua localização.

14 – Músculo dos membros superiores

Músculos que atuam na escápula: o trapézio, os rombóides maior e menor e o levantador de escápula. Músculos que atuam no braço: peitoral maior, o peitoral menor, o grande dorsal, o deltóide, os músculos redondo maior e redondo menor, o coracobarquial. Músculos que atuam no antebraço: o bíceps do braço, o braquial, o tríceps do braço, o ancônio e braquiorradial. Músculos que atuam na mão e nos dedos: suas ações principais estão na mão e nos dedos.

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »