TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Muscular

Casos: Sistema Muscular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Anatomia Animal Comparada

Tema: Sistema muscular

INTRODUÇÃO

Os músculos são estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. Fornecem força para o movimento e, junto com o sistema esquelético, são os motores e as alavancas que fazem um animal agir. Os músculos também atuam nas vísceras. A musculatura que reveste as paredes dos vasos sanguíneos afeta a circulação. Secundariamente os músculos tem um papel de produção de calor.

ORGANIZAÇÃO DOS MÚSCULOS

-Classificação:

Para classificação dos músculos utiliza-se critérios. Os seguintes critérios são os mais comumente utilizados como a base para se distinguir os músculos: Os músculos são classificados de acordo com sua cor (perdeu apoio porque tal distinção de cor subestima a complexidade dos músculos); De acordo com sua localização; De acordo com o modo pelo qual são controlados pela sistema nervoso; De acordo com sua origem embrionária e pela sua aparência microscópica geral.

MÚSCULO ESQUELETICO

O musculo esquelético parece ter faixas ou estrias transversais que resultam de sua estrutura subjacente, visto em microscópio óptico. Está sob controle voluntário e está normalmente associado com ossos e cartilagens. Cada célula muscular esquelética contém longas unidades chamadas miofibrilas. Cada miofibrila é uma cadeia de unidades que se repetem ou sarcômeros, que é composto por miofilamentos subjacentes de dois tipos: filamentos espessos e finos.

MÚSCULO CARDÍACO

Ocorre apenas no coração. Também é caracterizado por um padrão estriado, porem células musculares cardíacas individuais são curtas, mononucleadas, frequentemente ramificadas e unidas entre si em camadas por discos intercalares distintos. São células involuntárias. O tecido muscular cardíaco mantido saudável e ativo fora do corpo pode se contrair espontânea e ritmicamente sem estimulação externa.

MÚSCULO LISO

O músculo liso não tem estrias, por isso foi denominado de “liso”. A musculatura lisa está relacionada quase completamente com as funções viscerais, portanto é um tipo de musculatura visceral. A atividade do musculo liso está fora de controle voluntário. Contrações lentas e contínuas quando comparadas com as rápidas contrações do musculo esquelético. Células mononucleadas, curtas e fusiformes. São ligadas entre si por junções formando lâminas, que envolvem os órgãos sobre os quais exercem controle mecânico.

ESTRUTURA DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS

Utiliza-se o termo fibra muscular para se referir a uma célula muscular inteira, esquelética ou lisa, mas não a uma célula muscular cardíaca. A parte carnosa de um órgão muscular é o corpo e a extremidade que se liga ao esqueleto ou a órgãos adjacentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com