TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialismo Cientificos

Artigo: Socialismo Cientificos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Destacou-se no período da Ordem da Revolução Industrial, preocupado em analisar o modo de produção capitalista, o alemão Karl Marx (1818-1883), que fundou a teoria do socialismo científico. Sua fama cresceu a partir da publica­ção da obra Manifesto do Partido Comunista, em 1848, escrita com Friedrich Engels (1820-1895).

Eles analisaram e criticaram o capitalismo, propondo uma no­va forma de organização políti­co-econômica da sociedade, pois consideravam que esse sis­tema de produção criava pro­fundas injustiças sociais e que não bastava reformá-lo para al­cançar a igualdade entre os homens. Seus principais pontos de análise eram:

O capitalismo é uma forma de produção histórica e social específica de uma época. Sua origem pode ser estabelecida e o seu fim histórico pode ser previsto.

A morte desse modo de produ­ção vai ocorrer quando a clas­se operária, por meio de um processo revolucionário, al­cançar o poder econômico e político (socialização dos meios de produção), instau­rando uma "ditadura" do pro­letariado.

Em sua fase de maturida­de, o capita­lismo apre­sentará uma tendência à concentração do capital, com a consequente e pro­gressiva eliminação da concorrência, gerando mono­pólios.

O sistema capitalista assenta-se na propriedade privada e na exploração do trabalho. A miséria dos trabalhadores é proporcional à concentração monopolista do capital.

Retrato de Marx e Engels, fundados do socialismo científico.

Marx e Engels afirmaram que as transformações dos modos de produção são determinadas por leis históricas, fruto do desen­volvimento das forças produti­vas. Dessa forma, defendiam a ideia de que a classe operária deveria se organizar e por meio de uma revolução introduzir uma nova forma de organização eco­nômica e política. Esse processo revolucionário passaria por duas fases. Veja tabela abaixo.

Fase socialista

Fase comunista

• planejamento econômico

• propriedade estatal e coletiva

• ditadura revolucionária do proletariado

• possível Estado burocrático

• sistema mundial

• propriedade social dos meios de produção

• igualdade social (ausência de classes)

• desaparecimento do Estado

"A cada um de acordo com seu trabalho." "A cada um de acordo com suas necessidades."

A fase socialista seria instala­da imediatamente após o capita­lismo, quando a classe trabalha­dora tomasse o poder e criasse um Estado proletário. Nesse momento a cultura ainda estaria impregnada pelos valores da sociedade capitalista, e os traba­lhadores receberiam um salário pelo seu trabalho, o que talvez não satisfizesse as suas necessi­dades. Na fase comunista, o Estado desapareceria e o siste­ma político-econômico seria mundial. Novos valores cultu­rais e sociais surgiriam, e o tra­balho seria remunerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com