TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sulfato de cromo básico

Resenha: Sulfato de cromo básico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

O sulfato básico de cromio tem efeitos nocivos bem conhecidos quando descartado incorretamente, pois ele é um metal com elevado grau de toxidade, alta persistência no meio e não é biodegradável. Os curtumes utilizam o cromio em sua forma trivalente, que é essencial para a manutenção da vida em quantidades adequadas e é menos toxica. Porem, quando descartado, esse cromio pode sofrer oxidação e passar para sua forma hexavalente, que é extremamente toxica e nociva aos seres vivos.

Por isso, hoje existe uma grande preocupação com o destino dos efluentes contendo cromio e também a efetividade do tratamento que esses efluentes são submetidos antes de serem lançados no meio ambiente.

Essa grande preocupação se deve ao fato de que o cromio é o material mais utilizado para o curtimento do couro, e atualmente, nenhum agente curtente consegue substituí-lo completamente.

A água do curtimento pode ser reutilizada após a retirada do cromio, e ela pode ser empregada:

Direta: utilizada sem tratamento para um fim menos nobre

Indireta: utilizada em outro local após ser devidamente tratada.

Reciclagem: a água é reutilizada no mesmo processo após ser tratada.

Tratamentos para o cromio:

Adsorção: Adsorvente solido atrai o adsorvito através de forças atrativas (celulose, polpa de beterraba, lama vermelha).

Troca iônica: parecido com a adsorção, retém solutos nos sólidos. Adsorvato fica retido no solido trocador de íons (carvão ativado, resinas sintéticas, essas removem quase todos os metais pesados).

Osmose reversa: através de uma membrana semipermeável, o fluido passa e os rejeitos ficam retidos.

Flotação: micro bolhas anexam partículas em suspensão na água e formam aglomerados de menor densidade, fazendo com que se acumulem na superfície, onde são removidas.

Precipitação: é adicionado hidróxido de sódio, após isso o precipitado é retirado através de sedimentação ou filtração. Por ultimo, ele é redissolvido com acido sulfúrico, e depois empregado novamente no processo de curtimento como insumo. Nesse processo, o ph deve estar em torno de 8 e 9.

Processos de curtimento com alto esgotamento:

O couro absorve uma maior quantidade de cromio ofertado.

É necessário aumentar o numero de grupos carboxílicos, para que assim gere um numero maior de pontos de ligação para o cromio.

Isso é obtido reagindo os grupos amino da pele com ácidos com maior numero de grupamentos carboxílicos. Para que esse processo funcione, é necessário que toda a pele esteja com um ph em torno de 7,5.

Ou então é preciso que se formem complexos com o cromio utilizando compostos orgânicos como inorgânicos.

Orgânicos: radicais ácidos como o formiato, o acetato, o citrato.

Inorgânicos: sulfitos, polifosfatos e os sulfatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com