TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTURA TEXTIL

Tese: TEXTURA TEXTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  Tese  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

PROPRIOCEPÇÃO – TECIDO TEGUMENTAR

MECANORRECEPTOR : Um mecanorreceptor ou mecanoceptor é um receptor sensorial que responde a pressão ou outro estímulo mecânico.

Incluem-se neste grupo os sensores que nos ouvidos são capazes de captar as ondas sonoras, os sensores tato|táteis e os que são responsáveis pelo equilíbrio postural, ou propriocepção.

Há vários tipos de terminações nervosas envolvidas nas sensibilidades gerais:terminações nervosas livres, discos de Merkel, receptores dos folículos pilosos, corpúsculos de Pacini, corpúsculos de Meissner, corpúsculos de Krause e Rufinni, fusos neuromusculares e corpúsculos tendíneos.

Em geral, as terminações nervosas sensoriais classificam-se em três grupos: exteroceptores, visceroceptores ou proprioceptores. Os exteroceptores (receptores cutâneos) associam-se à pele, os visceroceptores associam-se às vísceras ou órgãos internos, e os proprioceptores associam-se às articulações, tendões e outro tecido conjuntivo. Os exteroceptores dão informação sobre o meio externo, os visceroceptores sobre o meio interno, e os proprioceptores informam sobre a posição, movimento do corpo e sobre o grau de estiramento ou força de contração muscular.

A pele forma um envoltório para as estruturas do corpo e substâncias vitais (líquidos), formando assim o maior orgão do corpo.

A pele é composta de:

       Epiderme: camada celular superficial. A epiderme não é vasuclarizada e varia de espessura em várias partes do corpo. Em alguns lugares como na palma da mão e planta dos pés, ela é espessa, dura e de textura córnea.

       Derme: camada de tecido conectivo profunda. É flexível e elástica. É mais espessa na superfície dorsal do corpo que na ventral e na parte lateral mais que na medial dos membros. Nas pálpebras, escroto e pênis é excessivamente fina e delicada.

A pele consiste em um tecido conjuntivo com quantidade variável de fibras elásticas e numerosos nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. O tecido conjuntivo se dispõe em duas camadas: uma profunda ou reticular e a outra superficial ou papilar.

Tecido Subcutâneo

A derme está situada sobre a tela subcutânea. Esta última camada não é considerada como pertencente à pele e por isso é chamada de tela ou tecido subcutâneo ou hipoderme. O tecido subcutâneo é composto principalmente por tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. Ela desempenha duas funções principais: auxilia a isolar o corpo das variações extremas do meio ambiente e fixa a pele às estruturas subjacentes. Poucas áreas do corpo não possuem esse tecido; nestes locais, a pele está fixada diretamente no osso. A pele das articulações e dos dedos apresenta dobras e é enrugada porque está aderida ao osso.

Receptores Sensitivos Encontrados na Pele

       Terminações Nervosas Livres: são encontradas em todos os tecidos conjuntivos. São mielinizadas ou amielínicas, mas sempre de diâmetro pequeno e baixa velocidade de condução (Grupo III ou Grupo IV). Podem ser polimodais ou unipodais (nociceptores). São sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e especialmente aos dolorosos. São formadas por um axônio ramificado envolto por células de Schwann sendo, por sua vez, ambos envolvidos por uma membrana basal.

FUNÇÃO: são mediadoras das sensações de dor, frio e calor.

   Terminações Epidérmicas: Associadas com folículos pilosos (fibras mielinizadas):

Terminações em Paliçada - as fibras se aproximam do folículo em diferentes direções, logo abaixo do ducto sebáceo, onde se divide e corre paralela com o pêlo na camada folicular externa. Caracterizam-se como terminações nervosas livres.

Meniscos Táteis (Céls. de Merkel) - Uma fibra aferente costuma estar ramificada com vários discos terminais destas ramificações nervosas. Estes discos estão englobados em uma célula especializada, cuja superfície distal se fixa às células epidérmicas por um prolongamento de seu protoplasma e se interdigitam com os ceratinócitos adjacentes.

   Terminações Nervosas Encapsuladas

Corpúsculos Táteis (Meissner) - Encontrados nas papilas dérmicas da mão e do pé, parte anterior do antebraço, lábios, pálpebra e língua. Tem forma cilíndrica e possui uma cápsula de tecido conjuntivo e um cerne central com fibras nervosas mielínicas. São mecanorreceptores de adaptação rápida, fornecendo informações a respeito das forças mecânicas rapidamente flutuantes.

Grandes Corpúsculos Lamelados de Vater-Paccini - Encontrados nas faces ventrais da mão e do pé, órgãos genitais, braço, pescoço, papila mamária, periósteo e próximos à articulações. São ovóides, esféricos e espiralados e cada um possui uma cápsula (30 lamelas), uma zona de crescimento intermediária e um cerne central (60 lamelas) que contém um terminal axônico. Cada corpúsculo é suprido por uma ou, raramente, duas fibras mielinizadas (A alfa). Essa fibra perde a bainha de mielina e na junção com a cerne perde a célula de Schwann. São mecanoceptores de adaptação muito rápida, respondendo somente a distúrbios repentinos e especialmente sensíveis à vibração. Podem chegar a um comprimento de 1 a 4 mm, visíveis a olho nú, como corpos brancos ovalados. Ao corte, microscopicamente, tem o aspecto de uma cebola.

FUNÇÃO: Os corpúsculos de Pacini associados às articulações ajudam na transmissão de informação proprioceptiva sobre a posição das articulações.

Corpúsculo de Rufinni: tem estrutura semelhante, só que é mais achatado. Respondem a pressões na pele diretamente sobre o receptor e ao estiramento da pele adjacente

FUNÇÃO: Estas terminações nervosas são importantes para a resposta ao tacto ou pressão contínua.

   Arranjos Cutâneos Especiais - Arranjos que informam o estado mecânico e térmico da superfície do corpo, inclusive estímulos nocivos.

São subdivididos em: mecanoceptores, termoceptores e nociceptores. A atividade de fibras nervosas sensitivas isoladas é ativada somente por certos tipos de estímulos aplicados à área da pele que ela inerva, o que mostra o seu alto grau de especificidade, tornando difícil uma correlação estreita entre morfologia e função.

Fusos neuromusculares:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com