TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE MÚSCULOS E CONTRAÇÃO MUSCULAR

Artigos Científicos: TIPOS DE MÚSCULOS E CONTRAÇÃO MUSCULAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  2.879 Visualizações

Página 1 de 6

TIPOS DE MÚSCULOS E CONTRAÇÃO MUSCULAR

Resumo

O tecido muscular constitui cerca de metade do peso total do corpo. A maior parte da forma do corpo é devida aos numerosos músculos presos ao esqueleto e subjacentes à pele.

Outros músculos estão localizados nas paredes dos órgãos ocos e nos vasos sanguíneos.

As funções dos músculos dependem de sua localização. Em todos os casos, entretanto, a ação muscular é o resultado da ação das células musculares individuais. As células musculares são especiais pelo fato de serem as células do corpo que melhor exibem a propriedade da contratilidade que lhes permite encurtar-se e desenvolver tensão.

Como resultado, as células musculares são importantes em atividades tais como o movimento de várias partes do corpo, a alteração do diâmetro dos tubos do corpo, a propulsão de materiais através do corpo e a expulsão de resíduos do corpo.

Além disso, a contração dos músculos esqueléticos produz significativas quantidades de calor que pode ser usado para a manutenção da temperatura normal do corpo. Por causa de suas numerosas funções, o tecido muscular contribui, de maneira importante, para a manutenção da homeostase.

Existem três tipos de músculos no corpo humano podemos descrever como músculo esquelético, músculo cardíaco e músculo liso.

Existem alguns tipos de contração podemos defini-las como contrações, isométrica ou estática, isotônica ou dinâmica, as contrações isotônicas são divididas em:

Contração isotônica positiva (concêntrica) encurtamento do sarcômero e contração isotônica negativa (excêntrica) aumento do comprimento do sarcômero.

1. Tipos de músculos nos vertebrados

Os músculos do corpo são os geradores de forca interna que converte energia armazenada quimicamente em trabalho mecânico .

São encontrados no corpo três tipos diferentes de tecido contrátil com certas características semelhantes.

Os três tecidos são afetados pelo mesmo tipo de estímulos; produzem um potencial de ação logo após da estimulação; possuem a capacidade de contrair-se, com a forca da contração (dentro dos limites fisiológicos) dependendo do seu comprimento inicial e da velocidade de contração; têm a capacidade de manter o tônus muscular; atrofiam-se em decorrência de circulação inadequada; e se hipertrofiam em resposta a certos tipos de treinamento de sobrecarga.

Em outros aspectos mostram acentuadas diferenças.

O três tipos de músculos são : Músculo liso, músculo cardíaco e o músculo estriado.

Músculo liso ou involuntário, forma as paredes de vários sistemas e tubos, como os sistemas circulatórios, digestivos, respiratório e urogenital.

Estas células musculares possuem miofibrilas, mas não tem estriações transversais e apresentam apenas um núcleo.

O músculo liso contém receptores para dor, mas não proprioceptores.

Em comparação com o músculo esquelético, exibe um tempo de contração mais lento, maior extensibilidade, o potencial para contração mais continuada e rítmica, maior sensibilidade a estímulos térmicos e químicos e uma cromaxia mais longa.

Músculo cardíaco tem semelhanças estruturais e funcionais com os músculos esqueléticos e lisos.

Seus elementos contráteis são estriados transversalmente e observam se a s faixas A, I e Z nas miofibrilas.

O sarcoplasma é mais abundante, o sarcolema bemmais fino e as estriações menos distintas.

Os aspectos mais típicos das fibras são seus ramos, que fornecem um meio de comunicação entre fibras adjacentes para a condução do impulso neural para contração.

Essas estruturas levaram à crença de que os músculos cardíacos fosse um sincício, Istoé que as células fossem conectadas entre si.

Contudo evidências recentes pelo uso de microscopia eletrônica mostram que as células são separadas.

O músculo cardíaco, entretanto pode ser considerado um sincício funcional, pois todo o tecido atua eletricamente como se fosse uma única célula.

Músculo estriado: são compostos de fibras filiformes que exibem faixas escuras e claras alternadas.

Cada fibra é, na verdade, uma célula multinucleada bastante alongada.

Seu comprimento pode passar de 30 cm, com um diâmetro de 0,01 a 0,1 mm.

Cada célula multinucleada bastante alongada. Segundo uma estimativa , o corpo contém aproximadamente 270 milhões de fibras musculares estriadas, inervadas por neurônios motores e sob controle voluntário,.

Esse tipo de músculo contém terminações para dor e proprioceptores; suas principais funções são o movimento do corpo e a manutenção da postura.

2.Tipos de Contração Muscular

Contração estática ou isométrica, quando um músculo desenvolve uma tensão que é insuficiente para mover uma parte do corpo contra uma dada resistência e quando o comprimento externo do músculo permanece inalterado, diz-se que a contração é estática ou isométrica.

Estudos recentes mostram que as fibras musculares podem encurtar e alongar o tendão levemente, mas a unidade músculo-tendão total geralmente permanece num comprimento fixo ou constante.

Contração de encurtamento ou concêntrica, quando um músculo desenvolve tensão suficiente para superar uma resistência, de modo que o músculo se encurte visivelmente e mova uma parte corporal a despeito de uma dada resistência, diz-se que ele está em contração concêntrica. Por exemplo, o bíceps do braço se contrai concentricamente quando um indivíduo levanta um copo d'água da mesa e o leva à boca. Neste caso a resistência é o peso combinado do antebraço, copo e água, e a fonte de resistência é a força devida à aceleração gravitacional.

Contração de alongamento ou excêntrica, quando uma dada resistência sobrepuja a tensão muscular de sorte que o músculo se alonga, diz-se que o músculo está atuando excentricamente. Se os músculos estivessem apenas relaxados, a gravidade estenderia a articulação do cotovelo e abaixaria o peso com pouco ou nenhum controle pelo membro superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com