TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE TERAPIA RAY

Tese: TIPOS DE TERAPIA RAY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  Tese  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

TIPOS DE RADIOTERAPIA

1. INTERNA:

 BRAQUITERAPIA.

2. EXTERNA: Consiste na terapia a curta distancia, com a fonte emissora de radiação se encontrando a cerca de 1 metro de distancia do paciente. Nesse tipo de tratamento, têm-se os feixes de Raios X, Radiação Gama, elétrons de alta energia e nêutrons. De acordo com o planejamento terapêutico, o fracionamento varia de 25 a 35 aplicações. Os principais aparelhos utilizados são:

 Cobalto-60: É uma fonte de radiação que emite fótons sob a forma de radiação, com a energia de 1,17 MeV e 1,33 MeV. Como é uma fonte radioativa, a emissão de fótons é continua. Quando o equipamento está desligado, a fonte permanece blindada dentro do cabeçote.

 Aceleradores lineares: Usam ondas eletromagnéticas de alta freqüência para acelerar partículas carregadas – elétrons – com altas energias através de um tubo linear. Na extremidade desse tubo, os elétrons se chocam com um alvo metálico de alto numero atômico, com isto, ha liberação de energia proporcional a perda de velocidade da partícula. Aceleradores lineares geram fótons de energia muito maiores do que os de Cobalto-60. Fótons de alta energia liberam menos dose para a pele do paciente. Alguns equipamentos permitem que o alvo seja retirado da extremidade do tubo, fazendo com que os elétrons acelerados atinjam diretamente os pacientes, eles não penetram profundamente no tecido, liberando a dose a poucos centímetros da pele.

 CONVENCIONAL (2D): É a radioterapia convencional ou em duas dimensões. O tratamento é planejado com radiografia convencional. Hoje essa técnica é usada apenas em centros que não possuem tecnologia de ponta. É aceitável em tratamento paliativos e outras situações. Tudo porque essa técnica não poupa tecidos sadios, levando ao aumento de efeitos secundários. Seu uso foi abandonado nos melhores centros do mundo.

 CONFORMACIONAL (3D-CRT): É a modalidade de radioterapia onde o planejamento é feito através de imagens digitais captadas por um tomógrafo simulador e do mais moderno Sistema de Planejamento 3D (Eclipse). Esta tecnologia tem permitido aos médicos radioterapeutas aumentar a dose de radiação nos tumores, e com isso melhorar os resultados dos tratamentos e reduzir a dose de radiação que atinge os tecidos normais.

 INTENSIDADE MODULADA (IMRT): É uma forma avançada especial da Radioterapia Conformacional (3D), que com a incorporação de um sofisticado sistema computadorizado controla a emissão da radiação e a movimentação dos multileafs. Esse controle permite variar a intensidade do feixe de radiação. Isso a diferencia da Radioterapia Conformal (3D), onde o feixe tem uma intensidade uniforme. Tanto a Radioterapia Conformacional (3D) como a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) necessitam de estratégias sofisticadas para imobilização e posicionamento do paciente. Esses avanços tecnológicos são essenciais para melhorar o controle tumoral e reduzir as complicações em tecidos normais vizinhos à área irradiada.

 ESTEREOTÁXICA: Permite a localização precisa de um tumor com a ajuda de um sistema de câmeras de infravermelho que identificam marcadores aderidos à pele do paciente. Assim, qualquer movimento, mesmo que apenas o da respiração, é registrado para que não se perca o alvo.

FINALIDADES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com