TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAB. FORRAGI

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Em cima das matérias dadas em sala e assuntos discutidos, foi feita uma viajem até a cidade de Lauro Muller, aonde um senhor chamado Laênio Leal nos recebeu para abordar aquilo que ele possuía na sua propriedade e as atividades que ali ele prestava em geral. Como: animais, variedade de forragens, técnicas de manejo e nutrição ou seja uma aula bem voltada para a prática do que foi passado em sala de aula.

        Na propriedade primeiramente o senhor Laênio Leal começou a nos contar sobre as suas demais atividades ali praticadas por ele e sua esposa, foi mostrada a forma de como utilizar a sobra desta pastagem que é abundante no verão com produção de silagens para utilizalas em épocas desfavoráveis e com escassez que seria em épocas como no inverno. Lembrando sempre que uma silagem de boa qualidade necessita de boas praticas de produção como por exemplo impedindo a entrada de ar para dentro da silagem e no caso das gramíneas é aconselhado o uso de inoculantes para obter um bom resultado com as bactérias necessárias, responsável pelo processo de fermentação da massa. Levou e explicou cada parte de sua propriedade comentando que aquela propriedade já era de sua família e que ali antigamente era uma granja de suínos, nos mostrou seus animais falando sobre sua maneira de manejo encima deles e como os conduzia até o seu alimento. Apresentando uma raça de terneiro pouco vista por esta região que é o simental nos explicando que era uma raça de dupla aptidão, ou seja ,era boa tanto para carne como para leite, assim como seus ovinos da raça texon que também servia como dupla aptidão também tanto para lã como para carne. Além disso, conversou sobre suas maneiras de nutrição que ele possuía encima de seus terneiros e vacas para ter um maior ganho no leite e carne. Demonstrou seus métodos e materiais utilizados para a coleta de leite, ou seja, com o uso da ordenha e os cuidados tomados para a atividade. Além de comentar sobre a sua tentativa de implantar em sua propriedade um inseto mais conhecido como vira bosta africano que o ajudaria a introduzir mais matéria orgânica para dentro dos solos, como também eliminar mosca de chifre e carrapato.

        Seguindo as atividades foi levado até seus diversos tipos de forragens e junto com o professor apresentando e explicado suas estruturas e benefícios para o gado como há altura que a forragem precisaria ter ou seja quando deixadas mais altas eram utilizadas para fazer a silagem ou feno e quando deixadas mais baixas deixadas para o pastoreio. Em sua propriedade o senhor Laênio Leal continha dez tipos de forragens leguminosas e gramíneas, como: amendoim forrageira, estilosantes campo grande, trevo branco, capim elefante, braquiária humidicola, trevo quatro folhas, tifton, capim leal que era uma espécie diferente que já tinha sido mandada para analise pelo seu pai e por ser diferente levou o nome da família em homenagem. Sendo que essas forragens eram importantes na produção e manutenção de seu gado.

Contudo a aula feita a campo serviu para ampliar nossos conhecimentos sobre oque estávamos estudando, nos trazendo uma visão melhor e acima de tudo conseguindo intender melhor a importância dessas diversos tipos de forrageiras na vida animal.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com