TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE DE MEMBRANA

Exames: TRANSPORTE DE MEMBRANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO A FISIOLOGIA (aula 1)

A fisiologia humana é o ramo da ciência que se preocupa com o estudo do funcionamento e equilíbrio do corpo humano, assim, destina-se a explicar os fatores físicos e químicos que estão envolvidos com a origem e propagação da vida humana. Neste contexto, a fisiologia inicia seus estudos com as células que compõem os órgãos, após busca decifrar o equilíbrio harmônico, de vários órgãos em conjunto, do funcionamento dos sistemas orgânicos. Mas não bastaria apenas entender o equilíbrio funcional celular e sistêmico, sem voltar o olhar para o ambiente em que tais células estão dispersas: o meio interno. Sendo assim, com o estudo da fisiologia objetiva-se perpassar por esses vários cenários orgânicos.

Tambem tem a fisiologia vegetal e animal.

MEMBRANA PLASMATICA TRANSPORTE. (aula 1)

Como já citado, o princípio da desigualdade nas concentrações entre os meios líquidos é que determina o impulso para o funcionamento celular. Essas desigualdades de concentrações são conseguidas por meio de transporte de solutos e solventes pela membrana celular.

A membrana das células é dotada de uma dupla camada de lipídios, o que confere uma barreira isolante à entrada e à saída de substâncias. Mas, as substâncias lipossolúveis conseguem transpô-la. Sendo assim, para que as mais variadas partículas/moléculas consigam adentrar e sair das células, um grupo de proteínas dispersas pela membrana consegue atravessar essa barreira lipídica e têm a propriedade de transportar substâncias. Por isso são chamadas de proteínas de transporte. Alguns tipos de proteínas:

a) proteínas de canal: possuem espaços aquosos por toda a espessura da bicamada lipídica, permitindo o movimento livre da água e de alguns íons ou moléculas selecionadas.

b) proteínas transportadoras ou carreadoras: são proteínas na bicamada que permitem a união com moléculas ou íons que transportarão e, na sequência, alterações na sua formação permitem a movimentação da molécula ou íon a ser transportado.

Figura demonstrativa da estrutura da membrana celular .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com