TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA X ATIVIDADES FISIOLÓGICAS DA CÉLULA.

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE POSITIVO

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA X ATIVIDADES FISIOLÓGICAS DA CÉLULA.

CURITIBA

2016


KEURI C. UBATUBA LIMA

STEPHANY APARECIDA RAMBO GRIMM

SUELEN MARTINS DOS SANTOS

THAINARA DOS SANTOS SHUENCK

VIVIANE STACOVIAKI MOKVA

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA X ATIVIDADES FISIOLÓGICAS DA CÉLULA.

Trabalho acadêmico apresentado como trabalho primeiro bimestre na disciplina de Biomorfologia, do Curso de Enfermagem UNIVERSIDADE POSITIVO Campus Mercês.

Professora: Ana Cristina Casagrande Vianna

CURITIBA

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2. TRANSPORTE PELA MEMBRANA PLASMÁTICA        

2.1 OSMOSE:        

2.2 DIFUSÃO:        

2.3 DIFUSÃO FACILITADA:        

2.4 TRANSPORTE ATIVO        

2.5 TRANSPORTE ACOPLADO        

2.6 ENDOCITOSE:        

2.7 PINOCITOSE:        

2.8 ENDOCITOSE MEDIADA:        

2.9 ABSORÇÃO DE NUTRIENTES        

3 DIFUSÃO DE GASES ATRAVÉS DA MEMBRANA RESPIRATÓRIA        

3.1 A MEMBRANA RESPIRATÓRIA É OTIMIZADA PARA TROCA DE GASOSA        

3.2 CAPACIDADE DE DIFUSÃO NA MEMBRANA RESPIRATÓRIA        

4 APLICAÇÃO DESTE CONHECIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE        

5 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO        


2. Transporte pela Membrana Plasmática

A membrana tem uma capacidade de controlar quais substâncias vão ou não atravessa-la, isso define a sua permeabilidade. Em uma solução pode-se encontrar o solvente e o soluto. Solvente seria meio liquido dispersante, e soluto seria partícula dissolvida.

As membranas são classificadas em quatro tipos, levando em conta sua permeabilidade como forma de classificação, são elas:

  • Permeável – permite a passagem do solvente e do soluto
  • Impermeável – não permite a passagem nem do solvente e nem do soluto
  • Semipermeável-permite a passagem do solvente e não do soluto
  • Seletivamente permeável-permite a passagem do solvente e alguns tipos de soluto

A distribuição de partículas ocorre como meio de “compensação”, ou seja, as passagens aleatórias das partículas sempre ocorrem do local que tem maior concentração das mesmas para outro que esteja com número menor de partículas.

O TRANSPORTE PASSIVO (osmose, difusão simples, difusão facilitada), TRANSPORTE ATIVO (bomba de sódio e potássio), ENDOCITOSE E EXOCITOSE (fagocitose, pinocitose), são mecanismos que fazem parte da passagem de substâncias através das membranas celulares.

TRANSPORTE PASSIVO: Não envolve gasto de energia, sempre se encontra a favor do gradiente, seu sentido é igualar as concentrações nas duas faces da membrana.


2.1 OSMOSE:

Pressão osmótica seria a pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana. Esta pressão osmótica pode ser medida em um osmômetro. A solução avaliada é colocada em um tubo de vidro fechado com uma membrana semipermeável, introduzido em um recipiente contendo água destilada.

A osmose é influenciada pelo número de partículas. Quando duas soluções tem a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo não sendo do mesmo tipo, exercem a mesma pressão osmótica e são ISOTÔNICAS. E se forem separadas por uma membrana, haverá fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional para haver compensação.

Quando se comparam soluções de contrações diferentes, a que possui mais soluto é chamada HIPERTÔNICA, e a de menor concentração de soluto se chama HIPOTÔNICA.

Deve-se lembrar de que ainda, a osmose pode provocar alterações de volume celular.

2.2 DIFUSÃO:

Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio. É um processo lento, exceto quando o gradiente de concentração for muito elevado ou as distâncias percorridas forem curtas. A passagem de substâncias, através da membrana, se dá em resposta ao gradiente de concentração.

2.3 DIFUSÃO FACILITADA:

A velocidade da difusão facilitada não é proporcional à concentração da substância. Quando aumenta a concentração, é atingido um ponto de saturação, a partir do qual a entrada obedece à difusão simples. Sugerindo assim a existência de uma molécula transportadora chamada permease na membrana. Quando todas as permeases estão sendo utilizadas, a velocidade não pode aumentar. Como alguns solutos diferentes podem competir pela mesma permease, à presença de um dificulta a passagem do outro.

[pic 1]

2.4 TRANSPORTE ATIVO

Neste processo pode-se observar um gasto de energia nas substâncias, podendo ocorrer do local de menor concentração para o de maior concentração. No transporte ativo, a molécula a ser transportada liga-se a molécula transportadora, como uma enzima se liga ao substrato. A molécula transportadora gira e libera a molécula carregada no outro lado da membrana e então gira novamente voltando a posição inicial. A bomba de sódio e potássio liga-se em um íon Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um íon K+ e o libera na face externa. A hidrólise quem fornece a energia para o transporte ativo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (69.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com