TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE oferta firme comercial

Seminário: TRANSPORTE oferta firme comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

PROPOSTA COMERCIAL PARA A EMPRESA DE TRANSPORTES

Apresentamos abaixo a proposta para a melhoria do dia a dia da empresa de transportes:

 Contratar dois assistes para ajudar o Controlador de Tráfego: para que o controlador de tráfego consiga desempenhar sua função com qualidade, pelo menos dois assistentes deveriam ser contratados para os serviços operacionais, tais como: atender ao telefone, anotar recados, organização de documentos e papeis importantes, etc.

 Implementar sistema de PABX: implementando o sistema de PABX, os 4 aparelhos telefônicos poderiam ser substituídos por apenas 2, onde os assistentes seriam responsáveis pelo atendimento dos mesmos.

 Modernizar o sistema de trabalho:

• Compra de computadores: Informatizar o trabalho nos dias de hoje é mais que necessário, é essencial, papeis, pranchetas, pastas, seriam substituídos por um computador.

• Investir em um sistema de rastreamento: investindo em um sistema de rastreamento, todos os ônibus teriam um sistema moderno de localização, onde as informações poderiam ser consultadas diretamente no computador e com exatidão, como por exemplo: os horários de entrada e saída de todos os ônibus e os KM percorridos. Essas informações seriam coletadas e padronizadas pelos assistentes e entregues ao operador de tráfego para desempenhar seu trabalho.

Etapa 1 – passo 2

1) Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

Segundo a IEA - Associação Internacional de Ergonomia, a ergonomia tem como objetivo otimizar o bem estar humano, através de aplicação de teorias, princípios, dados e métodos.

2) Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial marcou o advento de máquinas e armas sofisticadas, criando demandas cognitivas jamais vistas antes por operadores de máquinas, em termos de tomada de decisão, atenção, análise situacional e coordenação entre mãos e olhos.

Foi observado aeronaves em perfeito estado de funcionamento, ainda caiam, mesmo que conduzidas pelos melhores pilotos, que Alphonse Chapanis, um tenente no exército norte-americano, mostrou que o "erro do piloto" poderia ser muito reduzido quando controles mais lógicos e diferenciáveis substituíram os confusos projetos das cabines dos aviões.

3) Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

Em 1949, K.F.H. Murrel, engenheiro inglês, começou a dar um conteúdo mais preciso a este termo e fez o reconhecimento desta disciplina científica criando a primeira associação nacional de Ergonomia, a Ergonomic Research Society, que reunia fisiologistas, psicólogos e engenheiros que se interessavam pela adaptação do trabalho ao homem. E foi a partir daí que a Ergonomia se desenvolveu em outros países industrializados e em vias de desenvolvimento.

Nas décadas seguintes à guerra e até os dias atuais, a ergonomia continuou a desenvolver-se e a diversificar-se. A era espacial criou novos problemas de ergonomia tais como a ausência de gravidade e forças gravitacionais extremas. A era da informação chegou ao campo da interação homem-computador enquanto o crescimento da demanda e a competição entre bens de consumo e produtos eletrônicos resultaram em mais empresas levando em conta fatores ergonômicos no projeto de produtos.

4) No que consiste a abordagem macroergonômica?

Segundo Hendrick (1990), a abordagem macroergonômica consiste em adequar a organização a concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas. Para o processo de transformação de materiais (setor industrial) ou processamento de informações (setor de serviços) sua aplicação é conduzida dos níveis mais abrangentes (macro), até níveis mais restritos e pontuais do problema (micro).

5) Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

- Cadeiras ergonomicamente corretas;

- No escritório colocar apoio para os pés;

- Adequar à altura da mesa a altura do trabalhador para sua correta postura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com