TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ofertas de transporte, logistica

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

ALEX RODRIGUES ZANOTELLI

ANDREIA

ELISANGELA RAGALY

ELOISE PANCHER

GERUZA DE GÓES

SANDRA APARECIDA MATOS LEITE

OFERTAS DE TRANSPORTE

RIO CLARO

2010

ALEX RODRIGUES ZANOTELLI

ANDREA GOMES DE ARAUJO

ELISANGELA RAGALY

ELOISE PANCHER

GERUZA DE GÓES

JESSICA APARECIDA CORDEIRO DO AMARAL

LUCINEIDE MARTINS ROCHA

SANDRA APARECIDA MATOS LEITE

ANÁLISE DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

Trabalho apresentado ao curso de _____________ das Faculdades Integradas

Claretianas.

Orientador (a): Prof (a)

RIO CLARO

2009

1. Análise de um Artigo Científico.

2. CASTLLO, Ricardo. Instituto de Geociências, Universidade estadual de Campinas (Unicamp).

3. Transporte e logística de granéis sólidos agrícolas: componentes estruturais do novo sistema de movimentos do território brasileiro.

O artigo é composto dos elementos textuais exigidos pelas normas da ABNT: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

4. As figuras estão inseridas no contexto do artigo, devidamente citadas, e segundo as normas da ABNt, com o título colocado abaixo da figura, os quadros estão também dentro das exigências das normas, ou seja, apresentam o título sobre a imagem, seguido da numeração e do enunciado elucidativo do assunto, com as fontes citadas, assim como as tabelas, apenas um detalhe chama a atenção nessa apresentação de tabelas, pois, segundo Pasquarelli, (2006, p. 73) “a referência deve ser colocada precedendo o título da tabela, na mesma linha deste, destacando-se do mesmo por um hífen, colocado entre espaços correspondentes a uma letra”, o que não ocorre nesse artigo.

5. No artigo encontramos citações diretas, que são transcrições dos conceitos de um autor, no caso como encontramos citações longas, com mais de três linhas estão recuadas, abaixo do texto, com letras em tamanho menor que as utilizadas no texto, no caso, deveria ser fonte 10, e a citação encontrada na página 82, está incompleta, pois não apresenta o número da página de onde foi copiada, na página 86, a citação está correta, ou seja, contém autor, ano e página; as citações indiretas, ou seja, transcrição livre do texto do autor, não necessitam que sejam colocadas entre aspas e também não há necessidade de se colocar o número das páginas, devendo ser mencionado apenas o autor e o ano da obra. As citações estão referendadas na referência bibliográfica.

6. A linguagem do texto é bem direcionada ao assunto em tela, pois é uma linguagem quase técnica, mas que ao leigo se torna compreensível e fácil de ser assimilada.

7. Segundo a NBR-6023 (ago.2002) a referência deve ser enunciada assim, tomando como exemplo um autor do artigo citado na referência: RODRIGUES, L. Geopolítica do Brasil, São Paulo: Annablume/Hucitec, Brasil, 1947. Bem o que encontramos foi uma forma de referência que não encontramos em Pasquarelli (2006), pois aqui a referência está colocada de forma a aparecer o ano da obra em seguida ao nome do autor, não somos capazes de dizer qual a forma está correta, apenas que citando a norma, da forma como se apresenta no artigo está errado.

8. RESUMO DO ARTIGO

A formação territorial brasileira sofreu muito devido ao tamanho de seu território e desigualdade na sua distribuição, fazendo que haja muita diferença de um local para outro. Cada período histórico apresenta inovações. Hoje estamos diante de uma integração eletrônica que cobre todo o território nacional, devido à internet e o controle de grandes empresas, ao mesmo tempo em que se constata uma grande precariedade no sistema de transportes. Essa diferença tem gerado distorções ainda maiores a partir da ocupação de novas áreas pela moderna produção de soja.

A busca por uma agricultura competitiva tem gerado sofisticação, grandes investimentos do Estado, modernização, crescimento de informações, surgimento de empresas de consultorias, demanda de bens científicos, obediência às normas internacionais.

Hoje se tem muito mais vulnerabilidade perante o mercado internacional e o meio é bem mais competitivo.

O novo sistema de movimentos da produção a granel brasileira tem crescido bastante beneficiando principalmente as grandes empresas agrícolas brasileiras.

Hoje sabemos que as regiões que mais se desenvolveram foram as que tinham mais informações e mobilidade.

A movimentação da produção tanto para a fluidez da soja em grãos, quanto de seus derivados (farelo e óleo refinado) exige, cada vez mais velocidade, qualidade e baixos custos, uma vez que o frete é um componente muito significativo dos custos finais de granéis sólidos agrícolas (produtos de baixo valor agregado e grande volume). A competitividade deixa de ser um atributo das empresas e passa a caracterizar também o espaço.

Os governos federal e estadual passaram a se empenhar em oferecer condições de fluidez para a soja em grão e derivados, muitas vezes em detrimento de infra-estruturas e serviços sociais básicos como saneamento, saúde e educação.

Deparamo-nos nesse estudo, com a atuação de empresas pertencentes ao macro-circuito econômico (aquelas capacitadas a operar em escala nacional e internacional) em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com