TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO

Artigo: TRATAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  3.663 Palavras (15 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 15

TRATAMENTO

O Tratamento medicamentoso limita-se, em geral, ao uso de anticonvulsi-vantes, quando necessários e mais raramente medicamentos psiquiátricos para tentar o controle dos distúrbios afetivo-emocionais e da agitação psi-comotora ligada à deficiência mental, e medicamentos para controlar a es-pasticidade.

A fisioterapia exerce um papel muito importante na reabilitação dos porta-dores de PC. O principal objetivo da fisioterapia consiste na inibição da ativida-de reflexa anormal para normalizar o tônus muscular e facilitar o movimento normal, com isso haverá uma melhora da força, da flexibilidade, da amplitude de movimento (ADM), dos padrões de movimento e, em geral, das capacidades motoras básicas para a mobilidade funcional. As metas de um programa de reabilitação são reduzir a incapacidade e otimizar a função.

Outros profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros; exercem papel muito importante na reabilitação de portadores de PC. Todos juntos, formam uma equipe multi-disciplinar, visando a melhora do quadro clínico, maior independência funcio-nal, melhora da auto-estima, entre outros benefícios

O tratamento deve ser o mais precoce possível. Se a criança ainda for muito pequena, tendo movimentos mais primários que anormais, podemos auxiliá-la a estabelecer os esquemas mais fundamentais de um modo quase normal seguido tão de perto quanto possível às etapas do desenvolvimento motor da criança normal.

É de extrema importância que os pais e familiares estejam sempre aten-tos ao desenvolvimento motor de seus filhos. Estas etapas do desenvolvimen-to, que são amplamente divulgados na literatura, internet, entre outros meios, não são regras! São apenas norteadores!

Pequenos atrasos no desenvolvimento podem ocorrer, mas a qualquer sinal de anormalidade ou dúvida, procurem o pediatra de seu filho ou um pro-fissional adequado.

1. Desenvolvimento

Atualmente vários tratamentos vêm sendo pesquisados por diversos autores para que se encontrem os de maior eficácia.

Segundo Fernando Henrique Honda Pastrello e Karina Pereira, 2007, o método Watsu associado à Fisioterapia Aquática, tem-se mostrado satisfatório para reabilitação e mostrando uma grande influência do ponto de vista psicológico e terapêutico.

Os efeitos psicológicos incluem sucesso e senso de realização, melhora da auto-imagem, socialização e recreação.

Os efeitos terapêuticos por sua vez incluem alívio da dor, relaxamento, manutenção ou aumento da ADM (amplitude de movimento), fortalecimento muscular, melhora da capacidade respiratória, estímulo de movimentos não realizados fora da água, estimulo do equilíbrio, coordenação e integração social. O autor ainda considera o método de grande importância reabilitacional, aumentando as performances das habilidades motoras grossas e principalmente nas posturas prono e supino.

A criança com Paralisia cerebral é vista como portadora de desordens sensório motora que interfere na interação com o meio ambiente, restringindo até mesmo o brincar que faz parte da aprendizagem motora. Por isso as autoras Alessandra Cattaneo Estrada Melandra e Sandra Souza de Queirós(1),12005, dizem que a fisioterapia aquática tem valor efetivo na reabilitação dessas crianças por proporcionar benefícios, sendo um deles a flutuação, que facilita ao portador de deficiência física manter-se em ortostatismo sem uso de órteses. Os benefícios psicológicos também estão presentes através da sensação de maior liberdade proporcionada pela possibilidade de atividades motoras não realizáveis em solo.

A adequação tônica é introduzida ao tratamento através de manuseios passivos leves e rítmicos com o paciente em postura relaxada favorecendo a iniciativa do movimento ativo funcional, como exemplos:

- Movimentos rotacionais ativos de tronco: favorecem a dissociação de cintura escapular e pélvica, que se apresentam fixas na maioria das vezes.

- Atividades dinâmicas: estimulam as reações de equilíbrio e proteção.

- Treino de todas as etapas motoras e transferências posturais podem ser realizados na água.

- Marcha: enfatizada primeiramente na piscina, em função do auxilio que a água proporciona ao suporte do peso corporal e posteriormente deve ser transferida para o solo. Se necessário pode ser utilizado tornozeleiras bilaterais com objetivo de aumentar a densidade corporal e ganhar estabilidade. Desta forma pode-se evitar o aprendizado de marcha não funcional com fixações musculares e compensações.

Elas relatam também que a pressão hidrostática e a viscosidade proporcionam suporte, auxilio no desenvolvimento da coordenação dos movimentos e facilitação das reações de equilíbrio e proteção quando associadas com técnicas apropriadas de manuseio.

Ivani Morales Xavier e Fernanda Cavalheiro, 2007, afirmam em seu artigo que a toxina botulínica tipo A (TBA), que é uma neurotoxina que atua na junção neuromuscular, propondo maior relaxamento da musculatura, permitindo um alongamento maior dos músculos injetados e melhorando o padrão da marcha. Porém no artigo não é especificado quanto tempo após a aplicação deve ser iniciado um tratamento para que haja melhora significativa.

Já no artigo de Lucieny da Silva Pontes, Sissy Veloso Fontes, Luis Antônio de Arruda Botelho e Márcia Maiumi Fukujima, 2000, relata que pacientes submetidos à injeção intramuscular de TBA devem iniciar o tratamento fisioterápico nos primeiros dias após o bloqueio químico. A musculatura bloqueada deve ser alongada para aproveitar o relaxamento muscular decorrente desse bloqueio. E que a associação da TBA com diferenciados tratamentos fisioterápicos resultará em uma melhora significativa em partes específicas.

Os autores citam algumas associações, que serão relacionadas abaixo:

- método Bobath e o método Kabath, há uma facilitação nos padrões normais de movimento, inibem reações associadas anormais e melhoram as atividades funcionais.

-termoterápicas promovem relaxamento muscular quando empregadas adequadamente. A crioterapia é muito difundida como forma terapêutica de redução temporária da espasticidade.

-correntes elétricas destacando as seguintes modalidades terapêuticas: estimulação elétrica e terapêutica (EET), estimulação elétrica funcional (EEF) e a eletromiografia biofeedback.

Com relação à TBA, ainda encontramos no artigo de Caroline Buarque Franco, Larissa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com