TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE DISFUNÇÕES COM PILATES

Ensaios: TRATAMENTO DE DISFUNÇÕES COM PILATES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

TRATAMENTO DE DISFUNÇÕES COM PILATES

Autor

TAINÁ SOUZA PEIXOTO

Uberlândia – Minas Gerais

2010

TRATAMENTO DE DISFUNÇÕES COM PILATES

O método Pilates foi idealizado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) e “surge como forma de condicionamento físico particularmente interessado em proporcionar bem-estar geral ao indivíduo, sendo assim capaz de proporcionar força, flexibilidade, boa postura, controle, consciência e percepção do movimento.” (BLUM, 2002 apud PIRES e COUTO DE SÁ, 2005, p. 1)¹. Além disso, essa prática também pode ser utilizada na reabilitação de disfunções com diferentes finalidades, “entre elas tratamento da lombalgia, correção postural, ganho de massa óssea, e de força no período pós-operatório.” (SILVA e MANNRICH, 2009, p. 1)².

A técnica Pilates se baseia em seis princípios básicos, sendo eles: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos, e a eficácia desse método se dá “em exercícios realizados no solo e em aparelhos. Todos eles favorecem o trabalho dos músculos estabilizadores enquanto que elimina a tensão excessiva dos músculos e compensações de movimentos envolvendo uma larga variedade de movimentos.” (MCMILLAN et al., 1998 apud PIRES e COUTO DE SÁ, 2005, p. 1)¹.

Segundo Kopitzke apud Silva e Mannrich (2009, p. 3), “quando aplicado na população idosa, o Pilates melhora a força e a mobilidade, que geralmente estão alteradas devido a presença de doenças degenerativas, como a artrite. O Pilates também auxilia na manutenção da pressão arterial, além de influenciar na calcificação óssea”. Ainda se tratando de idosos, o Pilates também evita a perda rápida de massa muscular e melhora a incontinência urinária dos mesmos.

Na gestação acredita-se que o método Pilates promove a saúde da mulher e do bebê. Pesquisas mostram que essa prática é eficaz na diminuição da dor lombar e na melhora da postura da gestante.

O uso do Pilates também é indicado a “ser usado tanto no período pré-operatório quanto no pós-operatório de artroplastia de quadril e joelho.” (SILVA e MANNRICH, 2009, p. 3). Nesses períodos o método é eficiente, pois se adequa aos limites de movimentação do paciente e porque “ajuda a aumentar força, mobilidade e amplitude de movimento (ADM) da articulação acometida e das adjacentes; maximizando a função e flexibilidade.” (SILVA e MANNRICH, 2009, p. 3).

“O Pilates também é difundido como uma possível forma de tratamento para atletas.” (SILVA e MANNRICH, 2009, p. 3). Com a prática correta de exercícios propostos por esse método, determinados atletas afastados do esporte devido a disfunções são capazes de voltar à atividade esportiva. O Pilates é, também, “uma ferramenta terapêutica eficaz no acréscimo da flexibilidade de atletas altamente propensos à diminuição dessa condição, tanto pela modalidade esportiva que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com