TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO EDUCACIONAL DURANTE A GRAVIDEZ

Projeto de pesquisa: TRATAMENTO EDUCACIONAL DURANTE A GRAVIDEZ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

ATERAÇÕES DO TRATO URINARIO DURANTE A GRAVIDEZ

Durante a gestação o organismo materno sofre modificações funcionais e anatômicas, as quais ocorrem no trato urinário podem, algumas vezes, persistir após o puerpério.

Desta feita, observam-se vários sintomas, como aumento de frequência da micção, em 45% a 95% das gestantes, urgência miccional em 60% a 70% ou notória em 55% a 65%.

ALTERAÇÕES ANATÔMICAS

Rins

Os rins crescem cerca de 1,5 cm, em decorrência da maior vascularização e do aumento do espaço intersticial.

O parênquima exibe poucas alterações anatômicas. Observam-se aumento do néfron e dilatação dos cálices, da pelve renal e dos ureteres.

O volume renal, excluindo-se a pelve, aumenta cerca de 30% à luz da ultrassonografia, até na ausência de hidronefrose, provavelmente pelo acréscimo do fluxo plasmático renal e da filtração glomerular.

Ureteres

A dilatação pieloureteral, também chamada impropriamente de hidronefrose e hidroureter da gravidez.

Inicia-se cedo, em torno da 10° semana, tendo com explicação a possível influência hormonal no início de seu aparecimento e, depois, fatores mecânicos como a compressão do ureter pelo útero gravídico.

De fato, a dilatação ureteral termina na borda do estreito superior, isto sugere que a obstrução se deve à compressão do útero sobre o ureter, quando este cruza a artéria ilíaca interna.

É provável acentuação à direita ocorra destro-rotação do útero e pela presença do cólon sigmoide à esquerda, aqui amortecendo a compressão do ureter.

A progesterona é apontada como causadora da hipotonia da musculatura lisa ureteral, sendo assim responsável pelo aparecimento precoce da dilatação do bacinete e do ureter.

Existem alguns dados que sugerem haver variações na dilatação pieloureteral e na pressão intra-ureteral, se acordo com o decúbito da gestante.

Ainda é polêmica, portanto, a causa da dilatação pieloureteral. Provavelmente, maior fator é a obstrução mecânica, pois a dilatação deveria ser igual dos dois lados se fosse causada apenas por estímulos hormonal.

Além da dilatação o ureter também se alonga, amoldando-se em curvas de várias dimensões, e sofrendo deslocamento lateral junto à pelve renal, e é raro vê-lo na sua porção distal.

Essas alterações comprometem, em parte, o fluxo normal da urina nessas vias excretoras, tornando-o mais lento, estas estase urinária se constitui em um dos principais fatores predisponentes à infecção do trato urinário.

As adaptações anatômicas descritas, entretanto, não afetam permanentemente a elasticidade do ureter, havendo retorno às condições pré-gravídicas quatro a seis semanas após o parto.

Bexiga

Com o progredir da gestação, a bexiga urinária torna-se anterior e superior, ocupando, no terceiro trimestre, uma posição mais abdominal do que pélvica.

Registram-se, ainda, aumento da vascularização e hiperemia da mucosa vesical.

O detrusor se hipertrofia pelo estímulo estrogênico, porém, torna-se hipotônico pela progesterona, o que ocasiona aumento da capacidade vesical. No entanto, com a compressão pelo útero, há progressiva diminuição da capacidade vesical, que pode ser responsável pelo maior número de micções no último trimestre.

Elevação da bexiga também retifica a junção uretrovesical posterior, podendo tornar a grávida incontinente.

Nas últimas semanas, quando ocorre a insinuação, a bexiga é comprimida para diante e para cima, podendo gerar dificuldade ao retorno sanguíneo, o que piora o edema local e propicia mais resíduo urinário.

Todas essas alterações na bexiga também favorecem o refluxo vésico-uretral e lesões por traumas, concorrendo para a instalação de quadros infecciosos.

Uretra

Ao estudarem primigesta no início da gestação e ao termo, verificaram haver aumento da pressão máxima de fechamento uretral de 70 para 93 cmH2O, aumento de 4,8 mm no comprimento funcional da uretra e aumento da pressão do detrusor, com diminuição da capacidade vesical no final da gravidez.

Ao longo da gravidez, não detectaram alterações na posição e na mobilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com