TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição de uma mulher durante a gravidez

Artigo: Nutrição de uma mulher durante a gravidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Estado nutricional materno, ganho de peso gestacional e peso ao nascer

Trata-se de um estudo do tipo longitudinal, desenvolvido dentro do Projeto “Impacto da atividade física e da orientação alimentar, durante a gestação, sobre o ganho de peso gestacional e desfechos da gravidez”, coordenado pelo Núcleo de pesquisa em nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP).

O estado nutricional materno, assim como o ganho de peso gestacional, vem sendo foco atual de vários estudos, não apenas pela crescente prevalência dos seus distúrbios, mas, sobretudo devido ao seu papel determinante sobre os desfechos gestacionais. Dentre estes se destacam o crescimento fetal e o peso ao nascer, que podem trazer implicações para a saúde do individuo ao longo de sua vida.

O estado nutricional é determinado, principalmente, pela ingestão de nutrientes, seja em termos de micro ou macro nutriente; portanto um inadequado aporte energético da gestante pode levar a uma competição entre a mãe e o feto, limitando a disponibilidade dos nutrientes ao adequado crescimento fetal.

O ganho ponderal, no segundo trimestre, foi calculado através da diferença entre o peso materno na 28ª e 16ª semana e, no terceiro trimestre, através da diferença entre o peso materno na 36ª e 28ª semana. As gestantes foram classificadas nas seguintes categorias: ganho de peso insuficiente, adequado ou excessivo.

A avaliação do estado nutricional inicial materno mostrou que metade das gestantes eutróficas e, o restante da distribuição ficou dividido entre o excesso de peso e a desnutrição.

A incidência de ganho de peso excessivo nos dois trimestres estudados foi bem superior à observada em relação ao ganho de peso insuficiente.

Um maior percentual de crianças com baixo peso ao nascer e peso insuficiente foi observado entre as gestantes desnutridas, mostrando uma associação estatisticamente significante.

Portanto o estado nutricional da mulher mesmo antes da gestação é muito importante estar saudável, pois no primeiro trimestre da gestação onde ocorre a formação do feto, são utilizadas as reservas energéticas da mãe, uma vez que a maioria das gestantes tem enjoos nesse período, prejudicando a alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com