TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitos e verdades durante a gravidez

Seminário: Mitos e verdades durante a gravidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

Mitos e Verdades na Gravidez

Tomar cerveja preta melhora a produção de leite?

Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o alimento consumido e o aumento da produção do leite. O que pode acontecer é o sabor do leite sofrer alteração de acordo com a alimentação da mãe.

Comer canjica e fubá melhora a produção de leite?

Mito. O aumento ou diminuição da produção de leite não possui relação com a

ingestão de determinados alimentos. O que aumenta ou diminuí o fluxo de leite materno é a sucção regular do bebê, ou seja, quanto mais amamentar, mais leite será produzido.

Gestantes não devem consumir adoçantes?

O açúcar utilizado para adoçar bebidas ou aquele presente em alguns alimentos consumidos de forma moderada não é suficiente para o aumento de peso. Porém, os adoçantes disponíveis no mercado são seguros para consumo, mesmo durante a gravidez, segundo os cientistas que também aconselham que você alterne os diferentes adoçantes na dieta e claro, consuma com moderação.

As bebidas alcoólicas são totalmente proibidas?

O álcool atinge a corrente sangüínea do bebê tão rápido quanto entra no sangue da mamãe, sendo que o bebê demora duas vezes mais tempo para eliminá-lo do organismo. O consumo diário de dois drinques já é suficiente para

trazer graves conseqüências: aborto espontâneo, nascimento prematuro, baixo peso e complicações no parto. Por tudo isso, os especialistas sugerem que as gestantes fiquem longe das bebidas alcoólicas, já que não existe uma dose segura de bebida nesta fase.

Posso comer alimentos crus?

Na gravidez, a imunidade natural está reduzida, o que torna o organismo predisposto a infecções alimentares que podem ser transmitidas ao bebê. Por isso, retire do cardápio o peixe cru de sushis, carpaccio, quibe cru, ostras, ou mesmo o churrasco mal passado.

Deve pode comer Fígado?

Apesar de o fígado ser um alimento rico em ferro, é errado o conceito que se deva comê-lo em grande quantidade na gravidez. Seu consumo deve ser moderado, pois contém muita vitamina A, que em excesso pode ser tóxica.

Não pode tomar Café, chá, chimarrão, refrigerantes e chocolate?

Todos estes alimentos têm em comum a presença de cafeína em sua constituição. Vários estudos foram realizados na tentativa de detectar os efeitos do consumo de cafeína pela grávida na saúde do feto, entre eles o risco de baixo peso ao nascer e prematuridade.

Na análise dos resultados destes estudos, pode-se dizer que a cafeína não é proibida na gravidez, mas não se deve ultrapassar a quantidade de 300 mg por dia.

Coisas Boas para se comer na Gravidez

Ácido fólico

É importante ter um nível apropriado de ácido fólico antes de engravidar, pois ele evita os defeitos congênitos no crânio e na coluna vertebral do feto, nos primeiros 21 dias da gestação.

Este nutriente pode ser encontrado naturalmente em:

• Vegetais de folhas verdes, como espinafre, agrião, acelga etc.

• Amoras, frutas secas e legumes.

• Frutas cítricas, como laranja, limão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com