TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido muscular

Seminário: Tecido muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2014  •  Seminário  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 4

Característica

O tecido muscular é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas); e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estímulo nervoso.

As células desse tecido são de origem mesodérmica, sendo que a sua diferenciação se dá através da síntese de proteínas específicas com uma organização determinada, tais como os diferentes tipos de actinas, miosinas e proteínas motoras filamentosas.

Os tecidos musculares são diferenciados pelas suas características morfofuncionais. Existem três tipos principais de tecidos musculares nos vertebrados:

 Tecido muscular estriado (esquelético),

 Tecido muscular cardíaco e

 Tecido muscular liso.

Os tecidos estriados apresentam estripações visíveis em microscopia ótica, o que não é existente no tecido muscular liso, cujas células, de formato fusiforme, se apresentam aleatoriamente dispostas.

Os músculos esqueléticos são voluntários e de contração rápida. São eles os músculos comuns geralmente envolvidos na locomoção ou no envolvimento de vísceras, como o bíceps braquial ou o deltóide.

O tecido estriado cardíaco está na constituição do coração, a bomba propulsora do sistema circulatório humano. Esse tecido tem contracção rápida, involuntária e rítmica, possuindo células ramificadas que se associam em discos intercalares proporcionando uma forte adesão celular e comunicação/propagação do impulso elétrico.

O músculo liso está principalmente presente nas vísceras e contrai-se lenta e involuntariamente. São órgãos internos, como o estômago, o intestino, os pulmões e os vasos sanguíneos.

Um aspecto interessante com relação às fibras musculares estriadas, ocorre em ocasião ao estado parcial de contratibilidade passiva, da ordem de milionésimos de segundos alternado entre as fibras musculares. Processo que estabelece uma situação contínua para o tônus muscular (diferente de definição muscular), auxiliando na estabilidade e postura corporal.

O tecido muscular, originado do mesoderma (folheto embrionário), constitui os músculos, está relacionado ao mecanismo de locomoção e ao processo de movimentação de substâncias internas do corpo, decorrente à capacidade contrátil das fibras musculares em resposta a estímulos nervosos, utilizando energia fornecida pela degradação da molécula de ATP.

As células desse tecido são caracterizadas pelo seu formato alongado, uma especialização é a função de contração e distensão das fibras musculares, formada por numerosos filamentos protéicos de actina (miofilamentos finos) e miosina (miofilamentos grossos).

O grau de contração muscular segue a princípio dois fatores: o primeiro relacionado à intensidade do estímulo e o segundo à quantidade de fibras estimuladas.

Dessa forma, somente ocorrerá contração quando o estímulo nervoso tiver intensidade suficiente para desencadear em um número significativo de fibras, uma ação de contração mediada por substâncias neurotransmissoras, emitidas nas sinapses neuromusculares (contato neurônio músculo), sinalizando o deslizamento dos miofilamentos finos sobre os grossos.

Função

ao falar em tecido muscular associamos, de imediato, a sua função de contração à nossa capacidade de locomoção e de execução dos movimentos de cabeça, braços, tronco etc. no entanto, esse tecido extensamente distribuído por todo o corpo é o responsável direto por várias outras funções, nem sempre destacadas e que, de certa maneira, podem até passar despercebidas. E o caso dos movimentos respiratórios; do batimento cardíaco; da ação dos esfíncteres da bexiga, ânus e íris; do peristaltismo do tubo digestor; do riso e outras expressões faciais; do vaso constrição; da variação do calibre dos bronquíolos e da ejaculação. A simples manutenção da postura ereta depende da ação coordenada de um grande número de músculos. Além disso, os tremores de frio, que geram calor, atuam no termo regulação. Da mesma forma que destacamos a diferença entre tecido ósseo e osso, este último um órgão, é certo que um músculo também é um órgão, pois além do tecido muscular, que é o predominante, ele apresenta outros tecidos, por exemplo: conjuntivo, sangue, nervoso.

Classificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com