TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Holistica

Trabalho Escolar: Teoria Holistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

A Teorista Myra Estrin Levine

Myra Estrin Levine viveu no período entre 1920-1996, nasceu em Chicago, sendo a primeira entre três irmãs. Começou a se interessar pela enfermagem devido a frequente doença de seu pai. Formou-se em 1944 pela Cook Country School of Science. De acordo com o autor George (2000), Levine não teria a intenção de desenvolver uma teoria, onde preferia identificar seu trabalho como um modelo conceitual. Afirmava que procurava encontrar um caminho para ensinar os principais conceitos da enfermagem médico-cirúrgica, para afastar-se do processo educacional orientado aos procedimentos. Seu interesse era ajudar as enfermeiras a compreenderem que todo o contato enfermeira-paciente leva a uma reflexão em relação ao cuidado de enfermagem que necessita ser resolvido de maneira individualizada.

A teorista defendia que a entrada no sistema de saúde está ligada com a desistência de algum grau de independência pessoal. Este modelo preocupa-se com o paciente que adentra em um estabelecimento de saúde necessitando de assistência, ou seja, com estado de saúde alterado. Essas mesmas características são encontradas no paciente cirúrgico.

Em seu modelo conceitual, Levine desenvolveu quatro princípios de conservação: de energia, da integridade estrutural, da integridade pessoal e da integridade social do paciente. O modelo conceitual de Levine centraliza-se na intervenção da enfermagem, na adaptação e na reação dos pacientes à doença.

Levine entende que o ser humano deve ser visto no todo, o que leva o indivíduo a um ser complexo que é dependente de sua relação com os outros, as dimensões dessa dependência está ligada com os quatro princípios de conservação, e que esta dependência existe em todas as passagens de sua existência, na sobrevivência; afirma também que o enfermeiro deve estar consciente dessa dependência e estar preparado para atuar na transformação que o estresse causado por algum desequilíbrio possa alterar o funcionamento do organismo humano. Levine acredita que o enfermeiro deve assumir a ajuda ao paciente para transformá-lo e auxiliá-lo na adaptação às mudanças oriundas da doença.

Levine entende enfermagem como uma disciplina, o atendimento de enfermagem é um processo no qual as intervenções estão baseadas na avaliação, utilização dos princípios de conservação, reconhecimento de mudanças comportamentais; está centrado em um método científico e promove cuidado integral.

A meta da enfermagem, segundo LEVINE (1973), é manter ou recuperar uma pessoa para um estado de saúde, através dos princípios de conservação.

A conservação da energia que consiste no primeiro princípio, refere-se ao equilíbrio entre a energia de saída e a energia de entrada, com o propósito de evitar cansaço excessivo utilizando repouso, nutrição e exercícios adequados.

O segundo princípio, conservação da integridade estrutural, refere-se à manutenção ou recuperação da estrutura do corpo, ou seja, a prevenção do colapso físico e a promoção da cura.

O terceiro princípio, conservação da integridade pessoal, refere-se à manutenção ou recuperação da identidade e auto-estima do paciente, sendo que para Levine o senso de identidade é a mais completa evidência de totalidade.

O último princípio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com