TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Teste De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

Neste capítulo, uma série de assuntos relacionados com as implicações da ciência e da tecnologia junto à sociedade contemporânea ajuda a reforçar o contexto do trabalho. Neste sentido, busca-se encaminhar algumas discussões para enfatizar a importância que tais temas devem assumir nas escolas de engenharia. O compromisso de proporcionar análises reflexivas sobre a relação que compromete o ensino desenvolvido e a atuação consciente do futuro engenheiro na sua profissão é um dos meus objetivos centrais. Discutindo entre nós professores a importância de uma sólida formação nesta área de conhecimento, pretende-se atingir o estudante, incutindo nele a responsabilidade de refletir e de trabalhar as repercussões de suas ações junto à sociedade. Paralelamente, através da colocação de algumas noções conceituais básicas sobre as aplicações e as repercussões da ciência e da tecnologia ao longo da história, objetiva-se demonstrar que a posse de assuntos desta natureza deve servir de agente motivador para a permanência dos estudantes nos bancos escolares.

3.1 A IMPORTÂNCIA DO TEMA

A sociedade vive, mais do que nunca, sob os auspícios e domínios da ciência e da tecnologia, e isso ocorre de modo tão intenso e marcante que é comum muitos confiarem nelas como se confia numa divindade. Este comportamento ficou de tal forma arraigado na vida contemporânea que fomos levados a pensar desta maneira durante toda nossa permanência nos bancos escolares. A lógica primordial do comportamento humano é a lógica da eficácia tecnológica; suas razões são as razões da ciência. As notícias do dia-a-dia exacerbam as virtudes da ciência e da tecnologia; os produtos são vendidos calcados nas suas qualidades embasadas em depoimentos 'científicos'. É uma relação tão profunda a que se estabelece entre a sociedade e as máquinas que se traduz em incoerência e grave omissão as escolas de engenharia não procurarem ter uma atuação mais presente nas análises de seus resultados.

As avaliações da ciência e da tecnologia e de suas repercussões na sociedade precisam seguramente tomar rumos mais claros e intensos nas atividades didáticas. Estes debates e discussões têm se tornado permanentes na grande maioria das instituições de ensino no mundo todo, realçando a sua pertinência e reforçando a necessidade de seguir o mesmo caminho nas escolas que trabalham a ciência e a tecnologia no Brasil. E não se trata de avaliar apenas os possíveis impactos que fatalmente a ciência e a tecnologia causam e causarão na vida de todos nós, mas sim, e principalmente, descobrir o irreversível a que tais usos nos conduzirão.

Um dos motivos destes debates e discussões é, em parte, 'desmascarar' a ciência e a tecnologia. Parece que, em função do tipo de comportamento que este assunto assume entre os cidadãos, é urgente discuti-lo, para que a partir de tais análises possamos retirar a ciência e a tecnologia de seus pedestais ina-baláveis da investigação desinteressada da verdade e dos resultados generosos para o progresso humano. Estas análises devem ser processadas para expor todos os seus compromissos e dependências em relação às diferentes forças sociais, inclusive as menos favorecidas, que operam em nossa civilização. Dentro des-ta ótica, no entanto, devemos ter cuidado para não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com