TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Clonagem

Pesquisas Acadêmicas: Tipos De Clonagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

Tipos e exemplos de clonagem

Existem vários tipos de clonagem, como sejam, a natural, induzida, reprodutiva e terapêutica. Em seguida vamos abordar cada um desses tipos. Assim:

Clonagem Natural que é aquela em que todos os seres são originados por reprodução assexuada e que não é preciso intervenção de células sexuais como, por exemplo, bactérias, seres unicelulares, diferentes tipos de plantas, entre outros. Incluídos nos processos de clonagem natural, contam-se a:

- Fragmentação – o organismo fragmenta-se desenvolvendo-se desses fragmentos outro ser (Exemplo: Estrela do mar).

- Partenogénese – processo onde o óvulo se desenvolve originando um novo organismo sem que haja fecundação prévia (Exemplo: pulgão).

- Bipartição – um ser divide-se em dois praticamente iguais desenvolvendo-se então dois seres (Exemplo: planaria).

Gemulação – no indivíduo formam-se gomos ou gemas que crescem e dão origem a novos indivíduos (Exemplo: Hidra).

- Esporulação – formam-se células reprodutoras chamadas esporos, que ao germinarem, originam novos indivíduos (Exemplo: fungos).

- Multiplicação vegetativa parte das plantas como as raízes, caules, folhas ou outras estruturas da planta originam novas plantas (Exemplo: Morangueiro).

A Clonagem induzida é usada na engenharia genética e, como tal, é desencadeada pelo Homem , sendo este o indutor e o responsável por esta clonagem. A clonagem induzida em animais tem origem por um processo assexuado de divisão em que é retirado o núcleo do óvulo e insere-se este núcleo na célula adulta que se quer clonar. Desta forma, inicia-se a divisão celular induzida por um choque eléctrico que dá início ao desenvolvimento do embrião. A clonagem induzida em plantas baseia-se nos seguintes processos: mergulhia da planta no solo para que nasça parte dela; estacaria para que a planta cresça com apoio; enxertia em que se coloca um tecido “fita-cola” ou qualquer outro material que rodeia parte da planta de modo a que se formem mais partes da planta; há, ainda a considerar, a alporquia em que se rodeia um saco com terra num dos ramos da planta para que lá nasça parte dela para plantar.

A Clonagem reprodutiva em animais é uma técnica que permite criar uma cópia de um indivíduo. Consiste na fusão de uma célula somática, ou seja, diferenciada, que é retirada de um indivíduo animal (por exemplo, célula humana), com um óvulo ao qual foi previamente retirado o núcleo original. O “embrião” originado coloca-se no útero do animal (ou humano em caso de ser pretendido um humano) para que se desenvolva devidamente. Nesta situação, o ser gerado possui o conteúdo genético do dador da célula somática.

A Clonagem Terapêutica é um processo cujas fases iniciais são semelhantes às da clonagem para fins reprodutivos; contudo, difere no facto da blástula, segundo estado de desenvolvimento do embrião, não ser introduzida no útero mas ser usada em laboratório para a produção de células estaminais com o fim de produzir órgãos e tecidos para transplantes. É útil para tratar doenças como: doenças neurológicas, diabetes, problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, lesões da coluna cervical e doenças sanguíneas.

A ovelha Dolly

A ovelha Dolly permanece empalhada no Royal Museum of Scotland, em Edinburgo.

Antes da clonagem da ovelha Dolly, os investigadores tinham chegado a clonar ovelhas a partir de células embrionárias. Em Fevereiro de 1997, um grupo de cientistas escoceses, liderado pelo inglês Ian Wilmut, anuncia a realização da primeira cópia genética (clonagem) de um mamífero adulto de seis anos, a partir de uma célula somática: a ovelha da raça Finn Dorset, batizada como Dolly. Na experiência, os pesquisadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com