TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Malária

Artigo: Tipos de Malária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Artigo  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 3

• Malária

A malária também conhecida com Paludismo. É uma doença parasitária e tropical, causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitida pelo mosquito Anopheles. Causadora de grandes problemas sociais e econômicos a Malária so é superada em número de mortes pela AIDS. Cerca de 90 países, 40% da população mundial, convivem com o risco de contagio desta doença.

• Tipos de Malária

1- Plasmodium vivax: Causa um tipo de malária mais branda, que não atinge mais do que 1% das hemácias, e é raramente mortal. No entanto, seu tratamento pode ser mais complicado, já que o ele se aloja por mais tempo no fígado, dificultando sua eliminação. Além disso, pode haver diminuição do número de plaquetas (plaquetopenia), o que poderia confundir esta infecção com outra doença bastante comum, a Dengue, retardando o diagnóstico.

2- Plasmodium falciparum: É o mais agressivo, se multiplica rapidamente na corrente sanguínea, destruindo um enorme número de hemácias (de 2% a 25%) e isso gera um gravíssimo quadro de anemia. Esses glóbulos vermelhos sofrem alterações na sua estrutura o que os tornam mais adesivos entre si e às paredes dos vasos sanguíneos, causando pequenos coágulos que podem gerar problemas como tromboses e embolias em diversos órgãos do corpo. Este é classificado por vários grupos médicos do mundo como “um dos dez microrganismos que oferece maior resistência a medicamentos”.

3- Plasmodium malariae: Possui sintomas bem semelhantes ao da malária causada pelo Plasmodium vivax. É possível que a pessoa acometida por este parasita tenha recaídas a longo prazo, podendo desenvolver a doença novamente anos mais tarde.

4- Plasmodium ovale: Tem uma relação próxima com o Plasmodium falciparum e o Plasmodium vivax, os quais são os responsáveis pela maior parte dos casos de malária. Porém é mais raro do que estes dois parasitas.

• Tratamento

Se a infecção for causada pelo P. vivax o tratamento deve ser feito com cloroquina associado à primaquina para a eliminação das formar hepáticas latentes. Caso a área seja resistente à cloroquina, deve ser utilizado um ACT.

Para o P. falciparum o tratamento deve ser feito a base de combinações terapêuticas à base de artemisinina.

O tratamento para quadros graves de malária consiste na administração de artesunato injetável (intramuscular ou intravenosa), seguido de um tratamento à base de ACTs assim que o paciente estiver apto a tomar medicamentos orais.

• Prevenção

Consiste basicamente no controle ou na eliminação do mosquito transmissor. E isso se da por meio de medidas individuais ou por medidas coletivas como, por exemplo: drenagem de coleções de água, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho, uso racional da terra.

• Doença no Brasil

A grande concentração da Malária no Brasil esta na Região Amazônica, esta chega a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com