TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de botulismo

Pesquisas Acadêmicas: Tipos de botulismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Na elaboração deste trabalho buscou-se conceituar o botulismo como uma doença súbita causada por uma potente toxina da bactéria Clostridium botulinum, que provoca uma neuroparalisia, rompendo a ligação dos neurônios com as terminações nervosas. Isso provoca a paralisia dos músculos que esses nervos controlam.

Existem três tipos de botulismo, sendo eles: botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal. O botulismo alimentar é adquirida através de alimentos contaminados, como por exemplo: pescados defumados, salgados e fermentados, queijos e pasta de queijos e etc. Esse tipo de botulismo provoca alguns sintomas gastrointestinal e neurológico dos quais os mais comuns são: náuseas, boca seca, vômitos, etc.O botulismo por ferimento é provocado pela contaminação de ferimentos com Clostridium botulinum. As portas principais para que esporos entre são: úlcera crônicas com tecidos necrótico, fissuras, esmagamentos de membros e ferimentos em áreas profundas mal vascularizadas. Podem ainda ser provocados pelo uso de drogas injetáveis e pelas lesões nasais.

O botulismo intestinal é o resultado da ingestão de esporos da bactéria que se encontra nos alimentos e irão se fixar e multiplicar no interior do intestino, ocorrendo à produção e absorção de toxina. É mais comum em crianças recém-nascidas com idades entre 3 e 26 semanas. Manifestam-se inicialmente por constipação e irritabilidade, seguidas de sintomas neurológicos caracterizados por dificuldade de controle dos movimentos da cabeça, sucção fraca, disfagia, etc. Em adultos são descritos alguns fatores predisponentes, como cirurgias intestinais, acloridria gástrica e doença de crohn.

Para evitar o botulismo são necessários alguns cuidados, como: não devendo consumir alimentos que apresentarem cheiro não característico, evitar dar mel a crianças recém-nascidas, evitar produtos de fabricação artesanal de origem desconhecidas, etc. Caso a pessoa foi contaminada pela doença, terá que fazer tratamento o mais breve possível para que as chances de sucesso sejam maiores.

2 BOTULISMO (Clostridium botulinum)

O botulismo é uma doença súbita causada por uma potente toxina da bactéria Clostridium botulinum, que provoca uma neuroparalisia, rompendo a ligação dos neurônios com as terminações nervosas, isso provoca a paralisia dos músculos que esses nervos controlam.

Essa doença é altamente letal, pois pode provocar uma parada cardiorrespiratória que se não for tratada pode levar ao óbito em alguns dias. Isso depende do modo de contaminação e da quantidade de toxinas por qual foi infectado.

Importante frisar que essa bactéria é encontrada em diversos lugares na natureza, no solo, e em sedimentos de lagos e mares. Também é encontrado em produtos agrícolas como legumes, vegetais, mel, e em vísceras de crustáceos e no intestino de mamíferos e peixes.

Os esporos dessa bactéria podem resistir a uma temperatura de 120°C por 15 minutos e a temperatura ideal para que ela chegue à forma vegetativa, produtora de toxina é entre 25°C a 40°C e a ótima é 37°C.

Existem três tipos de botulismo sendo eles: botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal (grifo nosso).

2.1 BOTULISMO ALIMENTAR

O botulismo alimentar é a forma mais agressiva da doença podendo levar a óbito em horas a partir da hora de contaminação isso depende da quantidade e de toxina da bactéria que foi ingerida, quanto maior o número de toxina ingerida menor vai ser o período de encubação desta bactéria e mais letal se torna. E como o nome diz ela é adquirida através de alimentos contaminados como exemplo: conservas vegetais, principalmente as artesanais, palmitos, picles, pequi, produtos cárneo cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsichas, presuntos, carne frita conservada em gordura – carne de lata); pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pasta de queijos e raramente em alimentos industrializados.

Esse tipo de botulismo provoca alguns sintomas gastrointestinal e neurológico dos quais os mais comuns são náuseas, vômitos, diarreias, e cólicas abdominais podendo anteceder ou coincidir com os sintomas neurológicos dos quais os primeiros são cefaleia, vertigem e tonturas, mais o que se considera de fato um fator neurológico é a paralisia flácida motora descendente, associado o comprometimento autonômico disseminado.

Os principais sinais e sintomas neurológicos são: visão turva, ptose palpebral, diplopia, disfagia, disartria e boca seca. Eles começam no território dos nervos cranianos e evoluem no sentido descendente. Essa particularidade distingue o botulismo da síndrome de Guillain-Barré, que é uma paralisia flácida ascendente.

2.2 BOTULISMO POR FERIMENTO

O botulismo por ferimento é provocado pela contaminação de ferimentos com Clostridium botulinum, que em condições de anaerobiose, assumem as formas vegetativas e produz toxina in vivo.

As portas principais para que esporos entre são: ulcera crônicas com tecidos necrótico, fissuras, esmagamentos de membros, ferimentos em áreas profundas mal vascularizadas.

Podem ainda ser provocado pelo uso de drogas injetáveis e pelas lesões nasais principalmente causadas por drogas inalatórias, quadro clínico idênticos aos da intoxicação alimentar com a multiplicação do C. botulinum e produção da toxina in vivo, em um ferimento contaminado. Entretanto, sintomas gastrointestinais não ocorrem. A síndrome foi descrita, pela primeira vez, nos EUA, em 1943, e, até a década de 80, os casos registrados eram de pacientes com fraturas, esmagamento de membros, entre outros.

2.3 BOTULISMO INTESTINAL

Botulismo Intestinal é o resultado da ingestão de esporos da bactéria que se encontra nos alimento e irão se fixar e multiplicar no interior do intestino, ocorrendo à produção e absorção de toxina.

A ausência da microbiota de proteção permite a geminação de esporos e a produção de toxina na luz do intestino. É mais comum em crianças recém nascidos com idades entre 3 e 26 semanas, motivo pelo qual foi inicialmente denominado botulismo infantil.

Nas crianças, o aspecto clínico do botulismo intestinal varia de quadros com constipação leve à síndrome de morte súbita. Manifestam-se, inicialmente, por constipação e irritabilidade, seguidas de sintomas neurológicos caracterizados por dificuldade de controle dos movimentos da cabeça, sucção fraca, disfagia, choro fraco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com