TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de gripe

Relatório de pesquisa: Tipos de gripe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Henrique, Kauã, Evelyn Data: 20/05/20014.

Turma: 71

Tipos de gripe:

Gripe espanhola aviaria asiática, de Hong-kong, etc.

GRIPE ESPANHOLA

Enorme parte do temor de uma epidemia de gripe suína é consequência da horrível experiência com outra gripe, a Espanhola, que Nasceu em 1918. A doença matou mais ou menos de 20 milhões de pessoas até 1922, e o vírus transmissor era o então desconhecido como H1N1 e foi uma variação do H1N1 que provocou a Gripe Suína.

Até hoje não se sabe ao certo onde surgiu a gripe. Os países envolvidos na Primeira Guerra Mundial não queriam noticiar o fato de que sua população estava enfraquecendo e morrendo. Somente a Espanha, que estava fora do conflito, divulgou a epidemia e o país acabou batizando a doença.

Uma das teorias mais fortes sobre a origem da Gripe Espanhola diz que ela teria surgindo no Kansas, Estados Unidos. Mas a origem da moléstia não era o maior dos males.

A falta de informação sobre a causa da doença criou condições perfeitas para que a doença se espalhasse para todos os lugares do mundo. Há estimativas que dizem que houve 100 milhões de mortes.

O Brasil também foi pego pela doença, especialmente nas cidades portuárias, por onde a doença chegava no corpo de passageiros e tripulantes procedentes das regiões atingida. Na então capital federal, o Rio de Janeiro, houve mais de 10 mil pessoas mortas. No país inteiro, foram mais de 30 mil mortes.

GRIPE AVIÁRIA

Em 1997, uma criança de 3 anos em Hong Kong tornou-se o primeiro ser humano a morrer de um vírus da gripe aviaria, o H5N1. Em 2003, a doença fez quatro vítimas fatais – três no Vietnã e uma na China – e desencadeou o alerta de epidemia.

Nos quatro anos seguintes, a doença espalhou-se pelo Sudeste Asiático, especialmente na Indonésia e na Tailândia, que, ao lado de China, Vietnã e Egito foram os países com o maior número de mortos. Em 2009, o total de vítimas fatais já ultrapassou 250 pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Desta vez, no entanto, os agentes sanitários estavam mais preparados. Diagnóstico precoce, medidas de quarentenas, controle de importação de aves e passageiros de regiões de risco controlaram a epidemia, que não se alastrou para Europa e Américas.

GRIPE DE HONG-KONG

A "gripe de Hong-kong", de 1968-1969, originou um menor número de mortes do que as pandemias anteriores. Durante este período morreram 34 000 pessoas vítimas da gripe nos Estados Unidos. Esta reduzida taxa de mortalidade foi atribuída a dois fatores: em primeiro lugar, as estirpes das gripes "de Hong-kong" e "asiática" tinham semelhanças genéticas (a imunidade desenvolvida na população contra a estirpe "asiática" pode ter conferido alguma proteção contra a estirpe "da gripe de Hong-kong"); em segundo lugar, pensa-se que uma estirpe de gripe semelhante à do vírus da "de Hong-kong" poderá ter circulado entre os finais do século XIX e os primeiros anos do século

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com