TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de sangue

Projeto de pesquisa: Tipos de sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Devido à importância desempenhada pelo sangue na manutenção da vida dos indivíduos, sua perda excessiva pode ocasionar a morte, devendo, portanto, ser reposta imediatamente. A comercialização do sangue e seus derivados não é permitida pelas leis brasileiras. Sendo assim, a única forma de se conseguir sangue para uma transfusão é a partir da doação de pessoas que procuram os centros de hemotransfusão espontaneamente.

Nesse contexto, a doação de sangue é vista como um ato que pode salvar milhões de vidas em todo o mundo. Na Inglaterra, somente em 2004 um milhão de vidas foram salvas ou melhoradas por meio da transfusão de sangue. Nos Estados Unidos, no mesmo período, 4,5 milhões de mortes foram evitadas devido a esse ato.

No Brasil, não há dados disponíveis sobre quantas pessoas morrem ou sofrem algum tipo de dano pela falta de doação de sangue. Segundo reportagem publicada pelo Ministério da Saúde em 2009, sabe-se, no entanto, que apenas 2,16% da população brasileira são doadores de sangue voluntários a cada ano, valor inferior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que preconiza que 3 a 5% da população em relação ao total de habitantes do país deveria doar sangue a cada ano, garantindo, assim, uma taxa ideal para a manutenção dos estoques de sangue e hemoderivados regularizados de um país. Diferentemente da realidade brasileira, Canadá e Inglaterra já atingiram mais de 5%.

Estudo realizado com acadêmicos de Medicina de Itajubá (MG) revelou haver oito vezes mais não doadores do que doadores de sangue. O principal motivo para a não doação foi nunca terem sido solicitados, fato confirmado pelos quase 80% de não doadores que afirmaram que se disponibilizariam a doar caso fossem solicitados. Essa realidade permite identificar que existe falta de conscientização sobre o ato de doar de forma espontânea.

Em outro cenário, pesquisa realizada com enfermeiros, médicos e auxiliares de Enfermagem de um Hemocentro em Alagoas também identificou reduzida quantidade de doadores de sangue, demonstrando que, embora conhecedores da importância da doação, o número de doadores entre os profissionais da saúde ainda é reduzido.

Como se percebe, o número reduzido de doadores na população brasileira é uma realidade marcante e pode estar associada a diversos fatores, entre eles: a falta de informação sobre a importância e a necessidade de se doar; a falta de motivação; alguns mitos que envolvem o processo de doação de sangue; a ausência de cultura de doação regular; e a falta de conhecimento sobre o processo de doação por parte da população.

1- Células e Substância presente no sangue;

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados; formado por uma porção celular de natureza diversificada - pelos "elementos figurados" do sangue - que circula em suspensão em meio fluido, o plasma. Em animais vertebrados o sangue, tipicamente vermelho, é geralmente produzido na medula óssea. Em animais invertebrados a coloração pode variar, mostrando-se em várias espécies, dada a presença de cobre e não ferro na estrutura das células responsáveis pelo transporte de oxigênio, azulado. 1 . O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

Popularmente também denomina-se por sangue o fluído com funções similares em animais não dotados de sistema circulatório fechados, a exemplo da hemolinfa nos insetos. A composição da hemolinfa é contudo diferente da composição do sangue propriamente dito.

O sangue é formado por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue, cada tipo com anatomia e funções próprias; essas imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células sanguíneas são classificadas em três grupos básicos: os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; os eritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea.

2- Tipos sanguíneos pelo sistema ABO pelo fator RH.

Se uma pessoa tiver o sangue tipo A, que apresenta aglutinina anti-B no plasma, ela não poderá receber sangue do tipo B e nem do tipo AB. O mesmo acontece com uma pessoa que tem o sangue tipo B, que, por apresentar aglutinina anti-A no plasma, não pode receber sangue tipo A e nem tipo AB. Quem apresenta o tipo sanguíneo AB não possui aglutininas no plasma e por isso pode receber qualquer tipo de sangue, sendo por isso chamado de receptor universal. Entretanto, as pessoas que apresentam o sangue tipo O e que possuem os dois tipos de aglutininas no plasma só poderão receber sangue tipo O. Por outro lado, essas pessoas podem doar sangue para qualquer indivíduo, pois não apresentam aglutinogênios A e B, e por isso são chamados de doadores universais.

O sistema Rh também foi descoberto por Karl Landsteiner e sua equipe, em uma experiência com um macaco da espécie Rhesus. Eles observaram que quando injetavam o sangue desse macaco em cobaias, as cobaias produziam anticorpos, que eles chamaram de anti-Rh (abreviatura de anti-rhesus).

Fazendo essa mesma experiência, mas com sangue humano, os pesquisadores observaram que 85% das amostras de sangue humano testadas com o anticorpo Rh sofreram aglutinação, o que sugere a presença de antígeno Rh no sangue. As pessoas que tiveram as hemácias aglutinadas pelo anticorpo Rh foram chamadas Rh positivas (Rh+), indicando que suas hemácias têm um antígeno semelhante ao dos macacos, o fator Rh. As hemácias dos 15% restantes não se aglutinaram e por isso foram chamadas de Rh negativas (Rh-), indicando a ausência do fator Rh em suas hemácias.

Para saber se uma pessoa tem Rh positivo ou negativo, basta misturar uma gota de sangue da pessoa a uma solução com anticorpos Rh. Caso as hemácias se aglutinem, essa pessoa tem sangue Rh+; caso elas não se aglutinem, essa pessoa tem sangue Rh-.

3- Compatibilidade entre doadores.

Grupo sanguíneo AB: Indivíduos têm tanto antígenos A quanto B na superfície de suas hemácias, e o soro sanguíneo deles não contem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com