TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Torcicolo Muscular CongÊnito

Artigos Científicos: Torcicolo Muscular CongÊnito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 4

Drielly de Castro Lírio

Maria Auxiliadora Simões

Maira Reuter Sampaio

Raphael Chaves Siqueira

Yasmin Fernandes

TORCICOLO MUSCULAR CONGÊNITO

Vitória, 2013

Sumário

1 Introdução 3

2 Anatomia 4

3 Diagnóstico 5

4 Diagnóstico diferencial 6

5 Tratamento 7

6 Conclusão 8

7 Referências bibliográficas 9

INTRODUÇÃO

O torcicolo muscular congênito é definido como uma fibrose no interior do músculo esternocleidomastóideo que posteriormente acarreta encurtamento e contratura muscular.(dois ttos)

O TC consiste em uma alteração músculo-esquelética que acomete principalmente neonatos e lactentes, sendo. Os pacientes portadores de TC apresentam uma inclinação da cabeça ipsilateral ao esternocleidomastoideo contraí¬do e rotação cervical para o lado contralateral, podendo ou não estar presente um nódulo na porção média do músculo( dois ttos)

Embora o TC seja uma doença conhecida há vários séculos, ainda permanecem controversas as teorias quanto á sua etiologia. Má posição intra-uterina, trauma do parto, infecção e oclusão venosa são propostos como possíveis causadores. A anormalidade básica é a fibrose do endomísio, com deposição de colágeno e migração de fibroblastos ao redor das fibras musculares, levando à atrofia(ortopedia pediátrica).

O diagnóstico baseia-se na palpação no exame clínico com palpação de massa firme dentro do músculo esternocleidomastóideo(ECOM), ou quando a contratura do ECOM causa o desvio da cabeça para o lado da lesão e o queixo para o lado oposto (ortopedia pediátrica).

Os tratamentos propostos são: observação, aplicação de órtese, fisioterapia domiciliar, alongamento manual cuidadoso e diversas modalidades de tratamento cirúrgico (ortopedia pediátrica).

O tratamento inicial de escolha é clínico, por meio de fisioterapia. Com o tratamento fisioterapêutico, 90 a 95% das crianças melhoram antes do primeiro ano de vida e 97% dos pacientes melhoram se o tratamento for iniciado antes dos primeiros seis meses. Quando o trata¬mento fisioterapêutico é tardio, os pacientes podem apre¬sentar complicações como escolioses cervicais e/ou torácicas compensatórias e dores crônicas. (dois ttos)

ANATOMIA

É um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas cabeças: a esternal e a clavicular.

Tem origem no manúbrio da clavícula e inserção no processo mastoide do osso temporal.

É inervado pelo nervo espinal, nervo CXI.

Este músculo permite três ações diferentes: a rotação da cabeça para o lado contrário, a inclinação lateral, e uma leve extensão da cabeça.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito clinicamente, observando-se as li¬mitações nos movimentos do pescoço, a elevação do ombro no lado do músculo contraturado e a posição da cabeça em inclinação ipsilateral e rotação contralateral. Um nódulo pode estar presente na porção média do músculo esternoclei¬domastoideo em aproximadamente 20% dos pacientes. Com muita freqüência, este nódulo é detectado entre dez e 14 dias de vida e pode crescer durante duas a quatro semanas, até atingir o tamanho aproximado de uma amêndoa, quando então começa a regredir e pode desaparecer completamente até o oitavo mês de vida. (DOIS TTOS)

Na avaliação de um recém-nascido deve constar uma história clínica exaustiva, com particular ênfase para a existência de história de parto traumático ou de apresentação pélvica, e um exame físico completo com especial atenção para a palpação do esternocleidomastóideo e para o arco de movimento da cabeça e do pescoço. (caso clínico)

A avaliação neurológica, assim como a avaliação da acuidade visual e auditiva, são fundamentais para excluir outros diagnósticos diferenciais (caso clínico)

A ultrassonografia é a modalidade imagineológica de primeira escolha para a avaliação radiológica do torcicolo muscular congénito. (caso clínico)

Utiliza-se ainda o raio x de coluna cervical para exclusão de possíveis defeitos estruturais; a tomografia computadorizada que demonstra um alargamento do músculo ECOM e a ressonância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com