TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Controle De Qualidade

Artigos Científicos: Trabalho De Controle De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

I. Introdução

Para se fazer a detecção de chocolate em shampoo, se faz necessário a busca de métodos de extração e medição de substâncias características do cacau, como a teobromina e a teofilina. Essas duas substâncias juntamente com a cafeína, são bons estimulantes do sistema nervoso central, dessa maneira a sua medição é mais comum em produtos do ramo alimentício.

A teobromina (3,7-dimetilxantina), encontrada sobretudo, em produtos de cacau, tem ação diurética enquanto a teofilina (1,3-dimetilxantina), encontrada em algumas variedades de chás, tem predominantemente efeito broncodilatador (Harkins et al., 1998).

Vários métodos tais como espectrofotometria, titulometria e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) são usados para a determinação destes alcalóides. A vantagem da CLAE na análise destes compostos incluí eficiência, sensibilidade, especificidade e rapidez (Naik, 2001).

O objetivo do trabalho em questão é a identificação de duas subtâncias do cacau, a teobromina e a teofilina, presentes em uma determinada marca de shampoo que diz possuir chocolate em sua composição. Para isso, utilizou o método de cromatografia liquida de alta eficiência.

II. Materiais e Métodos

II.I. Amostras

Para a realização deste trabalho, foram utilizadas 50 amostras de shampo de diferentes regiões do Brasil, sendo:10 amostras da região Centro-Oeste, 10 amostras da região Nordeste,10 amostras da região Sudeste,10 amostra Sul e 10 amostra da região Norte. Por se tratar de uma amostra fluída (liquida e pastosa), foram coletadas em frascos do mesmo volume, após agitação e homogeneização

II.II. Materiais

 Erlenmeyer de 300 ml;

 Óxido de magnésio;

 Água destilada;

 Centrifuga;

 Cromatógrafo liquido com detector UV.

II.III. Método

Utilizando o método CLAE, segue o seguinte protocolo:

 Pesar 3,0 g de amostra e 6,0 g de óxido de magnésio em um erlenmeyer de 300 mL (anotar o peso inicial do conjunto: erlenmeyer + amostra + óxido de magnésio);

 Adicionar 100 mL de água destilada e ferver a mistura por 15 minutos;

 Resfriar e pesar novamente o conjunto repondo a água perdida por evaporação até se atingir 100 g acima do peso inicial;

 Centrifugar a 2000 rpm por 5 minutos;

 Filtrar o sobrenadante em membrana filtrante de 0,45 μm;

 Injetar no cromatógrafo líquido com detector UV.

Vale ressaltar que o método em questão, é oriundo de um trabalho de identificação das mesmas substâncias, só que presentes em chás vendidos comercialmentes. Não foram encontrados na literatura métodos confiáveis envolvendo identificação dos compostos do cacau em shampoos.

III. Resultados e Discussões

Usando o mesmo método de cromatografia empregados para identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com