TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE QUALIDADE DE SOFTWARE

Ensaios: TRABALHO DE QUALIDADE DE SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  7.747 Palavras (31 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 31

1 INTRODUÇÃO

A preocupação com a qualidade de sistemas de software cresceu à medida que o software passou a se tornar cada vez mais integrado em cada aspecto da vida cotidiana. Mas é difícil desenvolver uma descrição completa sobre qualidade de software.

Os fatores de qualidade de Mccall e da ISO 9126 estabelecem características como confiabilidade, usabilidade, facilidade de manutenção, funcionalidade e portabilidade como indicadores de que a qualidade existe.

Todas as organizações envolvidas com software deparam com o dilema da qualidade de software. Em essência, todos querem construir sistemas de alta qualidade, mas o tempo o esforço necessário para produzir um software “perfeito” simplesmente não existem em um mundo orientado ao mercado.

Independentemente da abordagem escolhida, a qualidade tem, efetivamente, um custo que pode ser discutido em termos de prevenção, avaliação e falha. Os custos de prevenção incluem todas as ações de engenharia de software que são desenvolvidas para, em primeiro lugar evitas defeitos. Os custos de avaliação estão associados àquelas ações que avaliam os artefatos resultantes para determinar sua qualidade. Os custos de falhas englobam o preço de falhas internas e os efeitos externos que a má qualidade gera.

A qualidade de software é atingida por meio da aplicação de métodos de engenharia de software, práticas administrativas consistentes e controle de qualidade completo – todos suportados por uma infraestrutura de garantia de qualidade de software.

Neste trabalho também será abordado o a engenharia de usabilidade, mais especificamente sobre as Heurísticas de Jakob Nielsen. A disciplina de Engenharia de Usabilidade tem por objetivo apresentar técnicas, conceitos e métodos que podem ser utilizados sistematicamente para assegurar um alto grau de usabilidade na interface final de programas de computador. Usabilidade refere-se à qualidade da interação usuário-computador proporcionada pela interface de um sistema de computação. Os benefícios alcançados pela aplicação de técnicas da engenharia de usabilidade são visíveis tanto no aspecto de eficiência e eficácia da interface como também se expressam em processos de desenvolvimento de software mais produtivos, confiáveis e com maior satisfação dos usuários e clientes.

2 DEFINIÇÃO DE QUALIDADE

Em seu livro místico, Zen and the art of Motorcycle Mainctenance, Robert Perisg [Per 74] comentou sobre aquilo que denominamos qualidade:

“Qualidade... Sabemos o que ela é, embora não saibamos o que ela é. Mas essa afirmação é contraditória. Mas algumas coisas são melhores que outras, ou seja, elas têm mais qualidade. Mas quando tentamos dizer o que é qualidade, executando as coisas que a têm, tudo desaparece como num passe de mágica” Não há nada para dizer a respeito. Mas se não conseguimos dizer o que é Qualidade, como saber o que ela é ou como saber ate se ela existe mesmo? Se ninguém sabe o ela é, então para fins práticos ela não existiria. Porém, para fins práticos, ela realmente existe. Em que mais se baseia a qualidade? Por que outro motivo as pessoas pagariam fortunas por alguma coisa e jogariam outras na lata do lixo? Obviamente, certas coisas são melhores que outras...Mas o que é o melhor? ...E por ai vai (andando em círculos), girando rodas mentais e em nenhum lugar encontrando um ponto de tração. Mas o que é mesmo Qualidade? O que é isso?

Em um nível mais programático, David Garvin [Gar84], da Harvard Bussiness School, sugere que “qualidade é um conceito complexo e multifacetado” que pode ser descrito segundo cinco pontos de vista diferentes. A visão transcendental sustenta (assim como Persig) que qualidade é algo que se reconhece imediatamente, mas não se consegue definir explicitamente. A visão do usuário vê a qualidade em termos das metas específicas de um usuário final. Se um produto atende a essas metas, ele apresenta qualidade. A visão do fabricante define qualidade em temos de especificação original do produto. Se o produto atende às especificações, ele apresenta qualidade. A visão do produto sugere que a qualidade pode ser ligada a características inerentes (por exemplo, funções e recursos) de um produto. Finalmente, a visão baseada em valor mede a qualidade tomando como base o quanto um cliente estaria disposto a pagar por um produto. Na realidade, qualidade engloba todas essas visões e outras mais.

Qualidade de projeto refere-se às características que os projetistas especificam para um produto. A qualidade dos materiais, as tolerâncias e as especificações de desempenho, todos são fatores que contribuem para a qualidade de um projeto. Quanto mais materiais de alta qualidade forem usados, tolerâncias mais rígidas e níveis de desempenho maiores forem especificados, qualidade de projeto de um produto aumentará se o produto for fabricado de acordo com essas especificações.

No desenvolvimento de software, a qualidade de um projeto engloba o grau de atendimento às funções e características especificadas no modelo de requisitos. A qualidade de conformidade focaliza o grau em que a implementação segue o projeto e o sistema resultante atende suas necessidades e as metas de desempenho.

3 DEFINIÇÃO DE QUALIDADE DE SOFTWARE

Até mesmo os desenvolvedores de software mais experientes concordarão que software de alta qualidade é um objetivo importante. Mas como definir a qualidade de software? No sentido mais geral, a qualidade de software pode ser definida como : uma gestão de qualidade efetiva aplicada de modo a criar um produto útil que forneça valor mensurável para aqueles que o produzem e para aqueles que o utilizam.

3.1 Dimensões de qualidade de Garvin

David Garvin [Gar87] sugere que a qualidade deve ser considerada adotando-se um ponto de vista multidimensional que começa com uma avaliação de conformidade e termina com uma visão transcendental. Temos abaixo as 8 dimensões de qualidade de Garvins:

• Qualidade do desempenho. O software fornece todo o conteúdo, funções e recursos que são especificados como parte do modelo de requisitos de forma a gerar valor ao usuário fina?

• Qualidade dos recursos. O software fornece recursos que surpreendem e encantam usuários finais que os utilizam pela primeira vez?

• Conformidade. O software esta de acordo com os padrões de software locais e externo relacionados com a aplicação? Segue as convenções de projeto e codificação de fato? Por exemplo, a interface com o usuário esta de acordo com as regras de projeto aceitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com